Professores de russo podem concorrer a estágio temporário no país

Cursos e testes presenciais fazem parte de futuro projeto

Cursos e testes presenciais fazem parte de futuro projeto

Artiom Korotaiev/TASS
Prazo de inscrição para processo de estágio na Rússia se encerra em 1º de abril. Conheça o portal que disponibiliza cursos on-line para professores e alunos em diferentes níveis.

O portal ‘Educação na Rússia’ integra um programa do Ministério da Educação e Ciência russo que, desde 2013, tem a missão de promover a língua russa no exterior.

Desenvolvido pelo Instituto Púchkin de Língua Russa, o site oferece, além de um curso de idioma em diferentes níveis, programas de qualificação para professores que ensinam russo como língua estrangeira.

Em entrevista à Gazeta Russa, o vice-chefe da pasta da Educação e Ciência, Veniamin Kaganov, falou sobre o progresso do portal e oportunidades para professores de russo no exterior.

GR: Você é diretor do programa federal para promoção da língua russa. Como segue o projeto do portal?

Melhor do que esperávamos. Pessoas de mais de 176 países estão usando nosso portal. Temos mais de 2,5 milhões de visitantes e cerca de 400 mil usuários ativos. Neste mês, mais de 60 novos cursos foram introduzidos no portal.

GR: Qual é a próxima meta?

O objetivo agora não é só continuar expandindo esse recurso, mas também para torná-lo conhecido em todo o mundo. Estamos avaliando a possibilidade de criar uma rede de universidades-parceiras do Instituto Púchkin que possam conduzir cursos e testes em vários países.

GR: Como um professor de russo no exterior pode se beneficiar do portal?

A maneira mais fácil de aumentar suas qualificações é se inscrever no portal ‘Ensino na Rússia’ e fazer um curso on-line gratuito. Mais de 4.500 usuários já o fizeram.

O portal oferece horas e horas de palestras sobre os diversos métodos de ensino da língua russa. Os usuários registrados também podem entrar em contato direto com os metodólogos do Instituto Púchkin a partir de determinado estágio do treinamento.

GR: Existe alguma oportunidade de curso presencial para professores?

A Rossotrudnichestvo [agência de cooperação da Rússia] oferece vagas para professores de russo como língua estrangeira virem à Rússia fazer um estágio. Mas, para que os interessados consigam participar do processo de 2016, é preciso correr e entrar com seu seu pedido pelo site da Rossotrudnichestvo até 1º de abril.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies