Governo cancela regime de isenção de vistos com a Turquia

Agências e operadores turísticos cancelaram novos pacotes à Turquia.

Agências e operadores turísticos cancelaram novos pacotes à Turquia.

Serguêi Bobilev / TASS
Medida decorrente de crescente ameaça terrorista entrará em vigor a partir de 1º de janeiro. Atualmente, russos e turcos podem transitar entre territórios sem visto por até 30 dias.

O governo russo decidiu anular o regime de isenção de vistos com a Turquia, informou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo Serguêi Lavrov. A medida entrará em vigor em 1º de janeiro de 2016.

O ministro ressaltou se tratar de “ameaças totalmente reais, e dizemos isso com a máxima responsabilidade”. A justificativa para assumir tal medida é, segundo Lavrov, a garantia de segurança do país e seus cidadãos.

“Através da Turquia percebe-se um tráfego de combatentes em diferentes direções”, disse o ministro. “A Rússia está muito preocupada com o aumento de ameaças terroristas na Turquia.”

Este ano, mais de 200 cidadãos russos foram deportados da Turquia depois de ser pegos em atividades ilegais pelas autoridades turcas.

“Apesar da existência de um acordo, a Rússia só foi notificada de antemão em apenas sete desses 200 casos de deportação. Na maioria dos casos, os referidos indivíduos foram deportados não para a Rússia, mas para outros países, incluindo Estados de política hostil em relação a nós”, acrescentou o ministro.

Segundo o vice-presidente da Rosturism (agência federal para o turismo), Roman Skori, todas as agências de viagens e operadores turísticos do país haviam recebido a instrução de desaconselhar os russos a visitar a Turquia, e a medida já foi aplicada pelos principais atores do mercado.

O acordo bilateral que define o regime de isenção de vistos entre os países entrou em vigor em abril de 2010. Pelas regras atuais, russos podem permanecer em território turco sem visto por até 30 dias, e vice-versa. A duração total da estadia no outro país não pode exceder 90 dias a cada período de 180 dias.

As relações entre Rússia e Turquia estão passando por um fase crítica desde terça-feira passada (24), quando a força aérea turca abateu um avião militar russo perto da fronteira com a Síria por suposta violação de espaço aéreo.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies