Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria

Destino de pilotos russos a bordo de caça abatido ainda não foi confirmado.

Destino de pilotos russos a bordo de caça abatido ainda não foi confirmado.

AFP/East News
O Ministério da Defesa russo confirmou a queda do caça Su-24, pouco depois de o governo turco anunciar o abate de um avião militar que teria violado o seu espaço aéreo.

A força aérea da Turquia abateu um avião militar russo perto da fronteira com a Síria nesta terça (24) por suposta violação de espaço aéreo. Segundo fontes militares turcas, os pilotos teriam sido avisados até dez vezes antes do ataque.

A queda do caça Su-24 foi confirmada por representantes do Ministério da Defesa russo, que nega as justificativas apresentadas pela liderança turca.

“Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria”, declarou a pasta, afirmando ter provas de que o avião russo não deixou o espaço aéreo sírio.

O ministério declarou também que os pilotos teriam conseguido se ejetar e chegado ao solo de paraquedas. “O avião voava a 6 mil metros de altitude. De acordo com os dados preliminares, os pilotos conseguiram abandonar o avião”, anunciou a Defesa russa.

A rede de televisão turca CNNTÜRK, porém, divulgou que um dos pilotos havia morrido, e outro estaria sob custódia das milícias turcomanas, que se opõem ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad.

O vídeo divulgado por outro canal turco, o NTV, mostra claramente a imagem de um avião em chamas que cai em um terreno arborizado. 

Paralelamente, o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, pediu ao o Ministério das Relações Exteriores do país informar a Otan e a Onu sobre a derrubada pela aviação turca de um caça russo na fronteira sírio-turca.

Trata-se do primeiro avião russo derrubado após o início de bombardeio de posições do Estado Islâmico (EI) na Síria, em 30 de setembro.

A Turquia, que se opõe à operação militar russa no país árabe, havia pedido a criação de uma zona de exclusão aérea sobre o território sírio junto à sua fronteira. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies