Pútin insinua candidatura para as eleições de 2018

Permanência de Pútin é apoiada por 75% dos russos, contra 53% em 2013

Permanência de Pútin é apoiada por 75% dos russos, contra 53% em 2013

AP
Turbulência política internacional e crise econômica que afeta o país podem unir russos em torno da imagem do líder russo e aumentar as chances de reeleição, afirmam especialistas.

O presidente russo Vladímir Pútin anunciou, em entrevista ao canal norte-americano CBS, as condições necessárias para a sua candidatura às eleições presidenciais de 2018. Segundo ele, “tudo dependerá da situação do país e do mundo, e do meu próprio estado de espírito”.

“É claro que existem regras definidas pela Constituição, e elas não serão infringidas por mim”, disse Pútin, referindo-se ao artigo que autoriza a mesma pessoa a se manter no cargo por apenas dois mandatos consecutivos.

Na sequência, o presidente voltou a dar uma resposta ambígua sobre seus planos futuros. “Mas não tenho certeza se devo usar plenamente esses direitos constitucionais [de seguir para um segundo mandato em 2018]”, acrescentou.

Durante uma coletiva de imprensa em dezembro de 2014, Pútin já havia dito aos jornalistas presentes que a sua candidatura dependeria dos resultados gerais do país.

Jogo de apostas

Entre os observadores russos há um consenso de que são grandes as chances de o presidente decidir se candidatar a mais seis anos e, assim, permanecer no poder até 2024.

“Tendo em conta a confiança e alta consolidação da sociedade em torno da sua figura, que provavelmente permanecerá elevada em 2018, as chances de Pútin são altas”, aponta o analista político e diretor-geral da Agência de Comunicações Políticas e Econômicas, Dmítri Orlov.

O estado lastimável da economia será um “motivo improvável” para entregar o cargo, sugere também o presidente do Instituto de Estratégia Nacional, Mikhail Remizov. “Não se troca de cavalos no meio do caminho”, afirma.

Para Remizov, entretanto, a saúde do presidente e a dinâmica social são fatores que impedem previsões realistas sobre as tendências futuras. “A situação é complexa em muitos aspectos.”

Falta de opção?

De acordo com dados divulgados pelo Centro Levada em fevereiro passado, o número de russos que deseja a permanência de Pútin depois de 2018 aumentou em duas vezes e meia desde dezembro de 2013.

“Se em 2013, 47% dos russos queriam outro líder, em fevereiro de 2015 só 25% compartilhavam dessa vontade”, diz Aleksandr Pojalov, diretor de pesquisa da Fundação Isepi (Instituto de Estudos Socioeconômicos e Políticos).

O especialista aponta ainda para o fato de que várias forças políticas pedem uma nova reeleição de Pútin. “Verificamos que, hoje, até a oposição parlamentar separa as políticas de Pútin nas arenas nacional e internacional. Os próprios comunistas, tradicionais críticos dos métodos do governo, são, em geral, a favor das metas estabelecidas por Pútin.”

Além do atual cenário, os analistas afirmam também que não ainda há propostas de quem poderia substituí-lo. “Há certas expectativas em relação ao [primeiro-ministro] Dmítri Medvedev e ao [chefe da administração do Kremlin] Serguêi Ivanov, mas trata-se mais de uma expectativa das elites”, diz Remizov.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies