Pútin realiza viagem oficial a Pequim

Vladímir Pútin e embaixador da Rússia na China Andrêi Denissov

Vladímir Pútin e embaixador da Rússia na China Andrêi Denissov

AP
Presidente participará de evento que marca o fim da Segunda Guerra Mundial.

O presidente da Rússia, Vladímir Pútin, viajou para Pequim nesta quarta-feira (2) para assistir à Parada da Vitória, evento realizado a cada dia 3 de setembro para celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial. Pútin foi acompanhado em sua viagem à China pelo chefe da administração do Kremlin, Serguêi Ivanov, pelo primeiro vice-premiê, Ígor Chuvalov, pelos vice-premiês Olga Golodets e Dmítri Rogozin, e pelos ministros da Defesa, dos Negócios Estrangeiros, dos Transportes e da Energia da Rússia.

"Estão sendo preparados cerca de 30 documentos conjuntos para serem assinados na presença de Pútin e (do presidente chinês) Xi Jinping", disse o assessor do presidente russo, Iúri Uchakov, que também faz parte da delegação.

"Em Pequim com certeza irão apreciar o fato de Vladímir Pútin ir pessoalmente para o desfile e render homenagem à história chinesa, já que será o único líder de um aliado da China na Segunda Guerra Mundial a participar do evento", disse Serguêi Truch, pesquisador do Instituto de Estudos dos EUA e Canadá da Academia de Ciências Russa.

Política do silêncio mútuo

Rússia e China têm muitas opiniões semelhantes na esfera política e colaboram em questões ligadas à segurança internacional, à não-proliferação de armas de destruição em massa e à estabilidade no Oriente Médio. Por outro lado, "os países, ao que parece, chegaram a um acordo silencioso de não levantar questões desconfortáveis para nenhuma das partes”, explica Mikhail Mamonov, especialista em estudos chineses e membro da agência de análise Política Externa.

“A China mantém uma neutralidade amigável sobre a questão da Crimeia e nós não nos pronunciamos sobre as disputas territoriais dos mares da China Meridional e da China Oriental. Ambas as partes procuram evitar a questão das contradições na Ásia Central", disse Mamonov à Gazeta Russa.

Apesar de evitar confrontos, a China tem se mostrado receosa com os estreitos laços entre a Rússia e alguns países do Leste Asiático que mantêm relações tensas com Pequim (como é o caso, por exemplo, do Vietnã), bem como com a atual política de normalização das relações russo-japonesas. No entanto, para Mamonov, Pequim entende que, no plano econômico e do ponto de vista de atração de investimentos, "o Japão não é atualmente concorrente da China", por isso o governo chinês não irá exercer pressão sobre Moscou para que reconsidere as suas relações com Tóquio.

Relações econômicas

Em termos econômicos, as relações entre China e Rússia não são tão simples. "Do lado russo, a maior preocupação é a construção de boas relações na esfera econômica. O projeto da Rota da Seda e o conceito russo de integração eurasiática têm vários pontos de contato entre os dois países, mas existe um potencial para conflito. Recentemente foi adotado um documento sobre a necessidade de combinar esses programas e muito do relacionamento entre Moscou e Pequim irá depender do quanto ele for realizável", disse Serguêi Truch.

“Além disso, a estrutura do comércio e de investimentos da China na Rússia não é muito favorável para nós, que estamos nos esforçando para modernizar e diversificar a economia. Nós continuamos, em muitos aspectos, sendo um mero fornecedor de matérias-primas e recursos. As empresas chinesas ainda não se empenharam para começar a produzir na Rússia”, completou Mamonov.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies