Empreendedores russos faturam milhões antes dos 30

Capacidade de enxergar oportunidades e capacitação técnica são características comuns dos jovens empreendedores

Capacidade de enxergar oportunidades e capacitação técnica são características comuns dos jovens empreendedores

Cooliris
Lista divulgada pela revista norte-americana “Forbes” apresenta 300 jovens líderes, inventores e empreendedores que se destacam em diferentes setores. Cinco prodígios russos despontam na área de tecnologia.

Aleksandr Debelov, 27 anos, cofundador do Virool

alex_debelov Foto: Press PhotoPlataforma criama por Debelov já emprega mais de 100 funcionários na Califórnia Foto: Press Photo

Nativo de Rostov-no-Don, no sul da Rússia, Debelov mudou-se para a Califórnia para estudar empreendedorismo no Babson College. Depois de um tempo conheceu Steve Wozniak, com quem decidiu criar “uma nova Apple”. O Virool, fundado em 2012, é hoje uma das maiores plataformas internacionais para promoção de vídeos on-line. A empresa já conta com 100 funcionários e mais de 30 mil clientes em todo o mundo.

Dmítri Aksenov, 23 anos, cofundador do DigitalGenious

dmitry_aksenov Foto: Press PhotoAksenov convenceu os pais a continuar os estudos em AI na Inglaterra Foto: Press Photo

A startup DigitalGenious ofereceu um serviço de atendimento ao cliente com uso de inteligência artificial via SMS. Aksenov aprendeu robótica e inteligência artificial quando criança, ainda na Rússia, e depois prosseguiu os estudos em Londres. A ideia da empresa surgiu enquanto ainda estava na universidade no Reino Unido.

Evguênia Kuida, 29 anos, cofundadora do app Luka

eugenia_kuyda Foto: Press PhotoEmbora concebido na Rússia, app de dicas gastronômicas opera em São Francisco Foto: Press Photo
A crítica gastronômica Evguênia Kuida criou um serviço que recomenda e dá dicas de restaurantes com base no seu histórico e preferências. O aplicativo, chamado Luka, se parece bastante com uma conversa de SMS e, com tempo, aprende se você é, por exemplo, vegetarinano ou viciado em queijo. Originalmente desenvolvido na Rússia, o Luka foi lançado oficialmente em São Francisco no início de 2015. O app já faz recomendações em mais de 2.000 restaurantes na cidade norte-americana e promete se expandir para outros pontos do mundo.

Iliá Satchkov, 29 anos, CEO e fundador do Grupo IB

ilya_sachkov Foto: Press PhotoSatchkov alerta para riscos de capacidade de cometer e encobrir crimes na rede Foto: Press Photo

O Grupo IB é especializado na investigação de crimes cibernéticos e violações de segurança da informação – área em que Satchkov está envolvido desde a escola. “Normalmente, os russos inventam novas abordagens que são utilizadas por todos os outros hackers: botnets, ataques DDoS e assim por diante”, diz. “Hoje temos uma situação única que eu chamo de ‘dragão de três cabeças’: a sensação de impunidade, a capacidade técnica para se cometer desfalques e a possibilidade econômica para legalizar o dinheiro roubado.”

Oleg Kivokurtsev, 24 anos, cofundador do Promobot

oleg_kivokurtsev Foto: Press PhotoKivokurtsev começa com limpa-neves próprio e hoje exporta robôs para China Foto: Press Photo

Kivokurtsev desenvolveu sua primeira máquina limpa-neve quando ainda era estudante de graduação na Universidade Politécnica de Perm. Há três anos foi a vez de lançar o Promobot, um robô para lojas de varejo que dá assistência e atrai novos clientes.

No final do ano passado, o jovem de 24 anos assinou um contrato com uma empresa chinesa para equipar um prédio de escritórios em Xangai. Os robôs estão sendo produidos em uma ex-fábrica de tintas na própria cidade de Perm.

Com uso de ferramentas de reconhecimento de voz do Google, o Promobot é capaz de comunicar fluentemente em inglês – e, aparentemente, também em chinês. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies