Children The annual shutdown of hot water KGB Putin Monument to Russian Emperor Nicholas II and Tsesarevich (Crown Prince) Alexis phone traffic sign
Monumento dedicado a Fidel Castro é inaugurado na Crimeia; veja vídeo 6 hábitos russos que você pre-ci-sa adotar

7 brincadeiras russas para entreter as crianças no verão

Relembre jogos tradicionais para divertir os pequenos ao ar livre.
De Arzamas

Foto: Tihanov/RIA NovostiFoto: Tihanov/RIA Novosti

As férias de julho já acabaram, mas num piscar de olhos estaremos em dezembro e as crianças terão dois longos meses de férias pela frente. Se seu objetivo é mantê-las longe dos computadores, celulares e da televisão, inspire-se nestas brincadeiras russas para que elas aproveitem as férias ao ar livre.

Cruzando linhas

Desenhe duas linhas separadas por uma distância de três a seis metros. Uma criança deve ser o líder e deve ficar entre as duas linhas. Atrás de uma das linhas ficam as outras crianças.

O líder anuncia uma cor e então as crianças devem procurar a cor anunciada em suas roupas. Se encontrarem, mostram para o líder e correm para atravessar a outra linha. O líder tenta pegá-los, e o primeiro a ser pego fica em seu lugar.

Batata quente

As crianças sentam em círculo e passam uma bola de uma pessoa para a outra. Mas não devem segurar por muito tempo, porque é uma batata quente! Quem derrubar a bola deve sentar no centro do círculo e, enquanto as outras crianças jogam a bola entre si, deve tentar pegá-la sem levantar. Se conseguir, a criança volta ao círculo e quem jogou a bola por último senta em seu lugar.

Cinco nomes

Neste jogo com bola, as crianças devem falar nomes de um determinado tema a cada vez que a bola quicar. Por exemplo, podem ser cinco nomes de meninas, cinco nomes de rios, cinco países etc.

Após completar os cinco nomes, a criança que estiver jogando passa a bola para outro jogador. Quem perder a bola ou passar muito tempo pensando nos nomes deve passar a vez para o próximo.

Foto: Boris Kavashkin/RIA NovostiFoto: Boris Kavashkin/RIA Novosti

12 gravetos

Esta é uma versão modificada da brincadeira do esconde-esconde. Antes de começar, os jogadores reúnem 12 gravetos ou lápis e jogam para cima. O líder deve juntar todos os gravetos enquanto as crianças se escondem e depois deve procurá-las ao mesmo tempo em que guarda a “base” onde estão os gravetos (pode ser uma tábua ou uma pedra).

As crianças escondidas devem tentar tocar a base enquanto líder não está vendo e devem espalhar os gravetos novamente para que o líder tenha que juntá-los.

Passa anel

Esta é uma brincadeira muito antiga, que data do século 19 e costumava ser feita apenas por meninas. Além do anel podem ser usadas moedas, botões ou qualquer objeto pequeno.

Os jogadores sentam em círculo com as duas mãos unidas. O líder também une as palmas das mãos e segura o anel entre elas. Ele então coloca suas mãos entre as mãos de cada participante e deixa o anel cair dentro das mãos de uma das crianças, sem que as outras percebam.

Os demais participantes então tentam adivinhar quem está com o anel. Quando o líder termina de passar por todas as crianças ele diz “anel venha para a entrada”, e o jogador que estiver com o anel deve correr, enquanto os outros tentam pegá-lo. Se ele conseguir escapar é o novo líder. Primavera em Moscou. 1959. Foto: V. Kruglikov/RIA NovostiPrimavera em Moscou. 1959. Foto: V. Kruglikov/RIA Novosti

Queimada

Este jogo é muito popular em aulas de educação física. Duas crianças ficam em lados opostos de um campo ou quadra e tentam acertar os demais com uma bola. Quem é atingido deve deixar o campo, e o último jogador deve evitar a bola pelo número de vezes da sua idade mais um. Então se a criança tiver dez anos deve evitar a bola por 11 vezes e se não conseguir deve trocar de lugar com quem a atingiu.

Outra regra diz que o jogador atingido troca imediatamente de lugar com quem o acertou, e se um jogador consegue pegar a bola ganha um bônus e não tem que deixar a quadra da próxima vez em que for atingido.

Polícia e ladrão

Os jogadores se dividem em dois times, um dos policiais, que devem procurar, e outro dos ladrões, que devem se esconder. Os ladrões devem criar uma senha e tentar confundir os policiais sobre seu esconderijo. Os policiais devem tentar prender os ladrões e descobrir a senha fazendo cócegas naqueles que forem capturados. Se conseguirem descobrir a senha ganham o jogo. 

10 de agosto de 2017
Tags: jogos, verão, ar livre, brincar, crianças

leia mais

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook