Volkswagen e Rolex lideram ranking de reputação de empresas na Rússia

26 de julho de 2017 Ksênia Zubatcheva
Corporações nacionais, como Aeroflot e Sberbank, exibem boa pontuação no ranking, porém inferior a estrangeiras.
Montadora da Volkswagen em Kaluga Foto:TASS

A fabricante de automóveis alemã Volkswagen, a marca de relógios suíça Rolex e a empresa japonesa Canon têm a melhor reputação entre as companhias internacionais que atuam na Rússia. Pelo menos é o que mostra um ranking de reputação lançado no último dia 20 de julho pela consultoria russa EmCo e o Reputation Institute.

No caso das empresas russas, o relatório afirma que as percepções tendem a ser menos positivas. Enquanto a empresa estrangeira mais bem classificada foi a Volkswagen, com uma pontuação de 87,6 no índice de reputação (0 a 100), a russa mais bem qualificada foi o gigante da internet Yandex, que obteve 84,8 pontos.

Entre as cinco principais empresas russas, figuram também as companhias aéreas Aeroflot e S7 Airlines, o banco estatal Sberbank, e a loja de eletrônicos M.Video.

“Os resultados do nosso estudo mostram que na Rússia, bem como em todo o mundo, existe uma estreita relação entre a reputação da empresa e seu desempenho financeiro”, explica Cees Van Riel, cofundador do Reputation Institute e professor de comunicação corporativa na Universidade Erasmus. “Empresas com boa reputação têm uma séria vantagem competitiva na hora de atrair compradores, funcionários qualificados e investidores”, acrescentou Van Riel.

Os fatores que ainda afetam a reputação das empresas na Rússia são qualidade dos produtos e serviços, gestão corporativa, inovação e responsabilidade social.

“Hoje, a percepção de uma empresa não tem apenas impacto sobre a forma como é vista pelos meios de comunicação, mas também no valor da empresa como um todo”, acredita Pável Kim, um dos sócios na EmCo.

 

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook