Rússia suspende acordo de livre comércio com Ucrânia

Pútin (dir.) e presidente ucraniano Piotr Porochenko

Pútin (dir.) e presidente ucraniano Piotr Porochenko

Reuters
Decreto assinado por Pútin apresenta como justificativa segurança econômica do país. Decisão vem na esteira de aproximação comercial entre Kiev e UE.

O presidente russo Vladímir Pútin assinou um decreto suspendendo, a partir de 1º de janeiro, o acordo que estabelece uma zona de livre comércio entre a Rússia e a Ucrânia, divulgou o site de informação jurídica do Kremlin na quarta-feira (16).

O pacto de livre comércio entre os países vigora desde 2011, quando foi assinado um regime comercial especial entre os membros da Comunidade dos Estados Independentes (ex-repúblicas soviéticas, exceto bálticos e Geórgia).

A suspensão foi desencadeada por “circunstâncias excepcionais que afetam os interesses e a segurança econômica da Rússia e que exigem ação imediata”, lê-se no decreto.

A iniciativa vem na esteira do acordo de aproximação comercial entre a Ucrânia e a União Europeia, que também entrará em vigor em 1º de janeiro.

Moscou sinalizou repetidas vezes que Kiev não deve fazer parte de uma zona de comércio livre com a União Europeia estando na CEI, já que isso poderia inundar o mercado local com produtos europeus, inclusive os sancionados.

Na próxima segunda-feira (21), estão previstas negociações em Bruxelas, mas é improvável que as partes cheguem a um acordo antes do fim do ano.

Com material do The Moscow Times

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies