Dívida ucraniana acarreta em mudanças no sistema financeiro global

Da esq. para a dir., ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguêi Lavrov; presidente ucraniano Petrô Poroshenko; e presidente russo, Vladímir Pútin

Da esq. para a dir., ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguêi Lavrov; presidente ucraniano Petrô Poroshenko; e presidente russo, Vladímir Pútin

Reuters
FMI liberou empréstimos a países com pagamentos da dívida soberana em atraso. Com medida, fundo dará prosseguimento a programa de assistência à Ucrânia, mesmo que país não devolva os US$ 3 bilhões que deve à Rússia. Para analistas russos, nova política ameaça bases do sistema financeiro global.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) decidiu rever sua política em relação aos países com dívida soberana em atraso.

Anteriormente, as regras da organização proibiam a prestação de assistência financeira a países com dívidas em atraso. A Rússia se opôs às mudanças, mas não conseguiu alterar o resultado da votação, já que seus votos representam apenas 2,39% do total no conselho.

“A medida do FMI permite que outros devedores interpretem como quiserem suas obrigações da dívida soberana. Dessa maneira, o fundo minou o sistema financeiro internacional", diz o vice-reitor da Academia Presidencial de Economia Nacional e Administração Pública da Rússia, Andrêi Margôlin.

“Os riscos dos credores aumentaram significativamente e, em breve, isso resultará em uma reforma do FMI", completa.

O governo ucraniano deve quitar uma dívida de US$ 3 bilhões com a Rússia até 20 de dezembro, mas Kiev afirmou, repetidamente, que não colocará suas obrigações com o vizinho em dia.

Pelas antigas regras, o FMI teria que cortar sua assistência financeira à Ucrânia.

Falta de garantias

Em novembro de 2015, o presidente russo Vladímir Pútin propôs uma renegociação da dívida ucraniana e um prazo estendido de pagamento para 2018.

Para tanto, porém, Moscou exigia garantias financeiras de outros países, entre eles os EUA e a União Europeia, além do próprio FMI.

Durante o encontro com Pútin em 9 de dezembro, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, declarou que Moscou não conseguiu a confirmação das garantias exigidas.

"O governo norte-americano recusou-se oficialmente a fornecer garantias para as obrigações financeiras da Ucrânia", declarou Siluanov.

De acordo com o relatório oficial do Ministério das Finanças, o governo russo recorrerá ao Tribunal de Arbitragem Internacional de Londres caso Kiev não quite a dívida.

"Aparentemente, a UE e o FMI estão tentando se distanciar do conflito para que ele seja resolvido exclusivamente entre Moscou e Kiev", afirma o analista da consultoria de investimentos Premier, Serguêi Ilin.

Segundo ele, a apresentação de garantias significaria que a Europa pagaria a dívida ucraniana.

"O mais importante é evitar uma catástrofe humanitária na Ucrânia. Mas todos entendem que a decisão do FMI terá um impacto negativo sobre a reputação da instituição na comunidade empresarial internacional", diz Ilin.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies