Ucrânia fecha espaço aéreo para aviões russos

Desvio de rotas deve encarecer passagens aéreas.

Desvio de rotas deve encarecer passagens aéreas.

Iliá Pitalev/RIA Nôvosti
O primeiro-ministro ucraniano Arseni Iatseniuk anunciou a proibição de aviões russos sobrevoarem o espaço aéreo do país, ampliando a medida anterior que já restringia voos da Rússia rumo à Ucrânia.

Entrou à meia-noite desta quinta-feira (26) o decreto que proíbe aviões russos de sobrevoar o espaço aéreo da Ucrânia. O comunicado do serviço de aviação ucraniano foi enviado à Agência Russa de Transporte Aéreo no dia anterior.

“As companhias aéreas russas e aeronaves russas não terão mais o direito de usar o espaço aéreo ucraniano”, anunciou o primeiro-ministro Arseni Iatseniuk na quarta.

Aviões russos já estavam proibidos de aterrissar em aeroportos da Ucrânia desde 25 de outubro. Desde então, algumas rotas haviam sido alteradas para não sobrevoar o espaço aéreo do país, sobretudo em regiões no leste onde o voo MH17 foi derrubado no ano passado, matando cerca de 300 pessoas.

Mesmo assim, “as passagens aéreas podem subir com os aviões forçados a desviar da Ucrânia”, disse o vice-ministro dos Transportes russo, Valéri Okulov, citado pela agência RBC.

Crimeia sem energia

A decisão vem na esteira de um confronto acerca das redes de energia da Ucrânia para a península da Crimeia. A região, que foi reintegrada à Rússia em meados do ano passado, teve a energia cortada por sabotadores no fim de semana passado.

A demora no reparo dos cabos por autoridades ucranianas vem sendo alvo de críticas entre os locais. A rede danificada cobre 70% da eletricidade consumida na Crimeia.

Enquanto muitos crimeanos permanecem no escuro, Moscou e Kiev mantêm ameaças mútuas em relação a sanções e restrições de comércio.

Com material da agência Tass e do jornal The Moscow Times

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies