Colômbia e Rússia criarão “Associação de Universidades”

Criadores da iniciativa querem de cinco a dez instituições na associação.

Criadores da iniciativa querem de cinco a dez instituições na associação.

Acessoria de imprensa
Entidade facilitará colaboração entre cientistas e estudantes nos dois países.

Em 4 de abril, durante o encontro da Comissão interparlamentar russo-colombiana em Bogotá, os representantes dos Ministérios da Educação da Rússia e da Colômbia assinaram um programa de cooperação no setor da educação para o período de 2017 a 2019, que inclui a criação da “Associação de Universidades”.

O primeiro acordo entre as instituições de ensino superior foi assinado pela Universidade de Kazan (no Tatarstão, Rússia) e a Universidade Industrial de Santander.

Segundo comunicado do Ministério da Educação da Rússia, a nova associação com sede em Kazan facilitará a colaboração entre cientistas e estudantes russos e colombianos.

 "As partes chegaram a um acordo sobre o desenvolvimento da colaboração entre as universidades. As bases da ‘Associação das Universidades’ serão criados em ambos os países", lê-se em comunicado do Ministério russo.

Segundo vice-reitor da Universidade de Kazan, Danis Nurgaliev, as universidades pretendem, em primeiro lugar, intensificar a cooperação no setor da indústria petroquímica.

"Esse setor é muito importante para nossos parceiros colombianos. Até o final do ano, convidaremos outras universidades especializadas nesse setor para entrar na associação russo-colombiana”, disse Nurgaliev.

“Além disso, pretendemos convidar universidades especializadas no setor farmacêutico. Mas não acho que a associação será muito grande. Provavelmente, cinco a dez instituições de ensino superior vão fazer parte da nova organização", completa Nurgaliev.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies