Helicópteros russos participam de missão da ONU na Colômbia

4 de abril de 2017 Ígor Rôzin, Gazeta Russa
Mi-8MTV da empresa UTair serão utilizados em missões humanitárias.
Mi-8MTV
Companhia russa que venceu licitação tem experiência no transporte aéreo humanitário no Sudão, Somália, Afeganistão etc. Foto:Aleksêi Malgavko/RIA Nôvosti

A companhia aérea russa UTair começou a realizar missões humanitárias na Colômbia após vencer uma licitação da ONU. O governo colombiano apoiou a presença dos helicópteros russos no país.

Os dois Mi-8MTV serão utilizados para o transporte de passageiros e carga, evacuação médica e de emergência. Os helicópteros russos terão duas bases em Bogotá e em Medellín.

Além disso, a companhia UTair Engineering criará uma estação de serviço técnico na capital colombiana.

A porta-voz da missão das Nações Unidas na Colômbia, Carolina Azevedo, explica que os helicópteros russos farão parte de uma missão cujo objetivo é confirmar a desmobilização e o abandono de armas pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

“A UTair estará na Colômbia temporariamente, por cerca de três meses, com dois helicópteros disponíveis para apoiar a ONU no processo de verificação de abandono das armas pelas FARC e, assim, garantir o cumprimento do acordo de paz final no prazo estabelecido”, declarou Azevedo.

A UTair já cumpre diversas missões humanitárias da ONU há anos em diversos países.

Atualmente, 45 helicópteros da empresa russa realizam transporte aéreo humanitário no Mali, na República Centro-Africana, na Somália, no Sudão, no Sudão do Sul, no Afeganistão, no Líbano, na República Democrática do Congo e na Libéria.

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook