Maioria dos russos não acreditam em ‘negócios honestos’, revela estudo

Burocracia e altos impostos seriam maiores obstáculos para empreendedorismo na Rússia

Burocracia e altos impostos seriam maiores obstáculos para empreendedorismo na Rússia

Getty Images/Fotobank
Desconfiança no cenário econômico nacional faz com que grande parcela da população sequer pense em abrir negócio próprio. Quase 40% dos entrevistados também disseram entender ou apoiar caixa 2.

Apesar de manter uma atitude positiva em relação ao empreendedorismo, a esmagadora maioria dos russos não gostaria de administrar um negócio próprio, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Centro de Pesquisa de Opinião Pública (VTsIOM).

A relutância, segundo os autores, poderia ser atribuída à convicção generalizada de que é impossível gerir um negócio honesto no país.

No total, 56% dos entrevistados questionaram a possibilidade de se envolver em negócios honestos na Rússia. Além disso, o estudo mostra que os homens têm mais propensão a assumir riscos e tentar abrir seu negócio do que as mulheres.

Apenas 14% dos respondentes receberam nos últimos meses renda adicional de empresas próprias; entre aqueles que não estão atualmente envolvidos em atividades do gênero, somente 14% tiveram também esse tipo experiência no passado.

Quando se trata de abrir o próprio negócio, a maioria dos russos (46%) citam como  principais obstáculos a burocracia e os altos impostos.

São esses sentimentos que explicariam, acreditam os pesquisadores, o fato de grande parte dos russos não só desaprovar a punição de empresários pelo não pagamento de impostos, mas de sequer considerar a evasão fiscal uma “postura repreensível”.

De acordo com os dados coletados, 29% dos entrevistados disseram compreender os proprietários de pequenas empresas que fazem caixa 2, e outros 8% fariam o mesmo.

Os resultados da pesquisa do VTsIOM também confirmam relatórios anteriores que mostram que o número de pequenas empresas na Rússia vem diminuindo desde 2010.

Em 2015, outra pesquisa, do Centro Levado, já havia revelado que 70% dos russos não pensam ser possível “fazer milhões por meios honestos”. 

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies