Vitória na 2ª Guerra é maior motivo de orgulho nacional, segundo pesquisa

Reprodução de "Conquistadores do espaço", de Aleksandr Deineka

Reprodução de "Conquistadores do espaço", de Aleksandr Deineka

RIA Nôvosti
Derrota do nazismo lidera ranking do instituto independente Centro Levada desde 1999. Reintegração da Crimeia e exploração espacial também são destaques.

A vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial continua a ser acontecimento histórico de maior orgulho entre os russos, segundo uma pesquisa do Centro Levada. O evento está no topo da lista desde 1999.

O papel da Rússia na exploração do espaço, que tradicionalmente ocupava o segundo lugar, foi citado por 41% dos entrevistados e acabou sendo superado pela reintegração da Crimeia ao território russo (43%).

Na sequência vêm a herança literária (36%), a industrialização nos tempos soviéticos (35%) e as realizações no setor científico (32%). A lista inclui ainda armas (26%) e qualidades gerais do povo russo, como simplicidade, paciência e persistência (23%).

Os entrevistados puderam citar mais de um acontecimento que gere orgulho nacional. Os resultados foram publicados no site do instituto independente Centro Levada.

Lado negativo

Ainda segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados afirmam sentir vergonha ou aflição devido à situação económica na Rússia. “Somos um povo grande, um país rico, mas nós vivemos na eterna pobreza e desordem”, declarou um respondente

Além disso, o estudo demonstrou que um em cada três russos lamenta o colapso da União Soviética, e um quarto da população está insatisfeita com a “aspereza, grosseria e desrespeito das pessoas entre si” (24%).

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies