Eleições, Trump e vírus lideram buscas na Rússia em 2016

Futura temporada de “Game of Thrones” foi um dos líderes de busca neste ano

Futura temporada de “Game of Thrones” foi um dos líderes de busca neste ano

Serguêi Konkov/TASS
Resultados foram compilados pelo maior site de buscas russo, Yandex.

As eleições parlamentares na Rússia e presidenciais nos Estados Unidos, bem como a gripe suína, foram os três temas mais pesquisados na internet russa em 2016, segundo o motor de busca Yandex.

O estudo, publicado no último dia 8 de dezembro, divide as consultas em categorias. Em “acontecimentos”, as duas primeiras posições foram ocupadas pelas eleições na Rússia, em setembro, e pela corrida presidencial nos EUA, em novembro.

O terceiro tema de maior interesse entre russos foi a gripe suína, devido à epidemia de H1N1 que atingiu a Rússia este ano. No entanto, este não foi único vírus que atraiu a atenção dos russos. No top 10 figura também o vírus da Zika, que se espalhou por várias partes da América Latina após um surto iniciado no Brasil em 2015.

Trump e DiCaprio no topo

A atenção dos russos às eleições norte-americanas também determinou o homem mais popular do ano: o presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O empresário é seguido pelo ator Leonardo DiCaprio e por Valéri Obodzinski, cantor soviético dos anos 1970 (devido à série “Eti Glaza Naprotiv”, que leva o nome de uma de suas canções).

Já a mulher mais popular entre os usuários de internet na Rússia, foi a estrela da TV e socialite Ksênia Sobtchak (apelidada de ‘leoa social’), que é filha do ex-prefeito de São Petersburgo, Anatóli Sobtchak, em cuja administração o atual presidente russo Vladímir Pútin iniciou sua carreira no governo após deixar a KGB.

O segundo e o terceiro lugares entre as mulheres ficaram com a apresentadora de TV Olga Buzova e a modelo soviética Regina Zbarskaia, respectivamente. Ainda na onda das eleições nos EUA, a candidata pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, e Melania Trump, a esposa do presidente eleito, também apareceram entre as 10 mais buscadas.

Game of Thrones bate iPhone

Entre os assuntos pesquisados ​​pela primeira vez em 2016, o iPhone 7 conseguiu superar o Anel Central de Moscou (novo sistema de transporte da capital), bem como o Renault Kaptur, que foi lançado recentemente no mercado russo.

Os “acontecimentos na internet”, por sua vez, incluíram a votação das cidades que deveriam estampar as novas notas de 200 e 2.000 rublos e petições no site change.org.

Paralelamente, os blockbusters de Hollywood “Esquadrão Suicida” e “Deadpool” foram os filmes mais pesquisados por russos na internet em 2016; o único longa russo que aparece no topo do ranking foi “Flight Crew”, o remake de um cult soviético.

A série de TV britânica “Game of Thrones”, no entanto, bateu todos os recordes. De acordo com o Yandex, a próxima temporada do programa gerou mais interesses entre os usuários russos do que as eleições nos EUA ou o novo iPhone.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies