Tiumen lidera ranking de cidades russas com melhor qualidade de vida

Pesquisa comparou qualidade de vida em 38 cidades russas

Pesquisa comparou qualidade de vida em 38 cidades russas

Maksim Tumanov/RIA Nôvosti
Universidade Financeira russa divulgou terceiro estudo dedicado à qualidade de vida no país. Kazan e Grózni também ultrapassaram grandes centros urbanos, como Moscou.

A siberiana Tiumen, que fica a 2.500 km a leste de Moscou, ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking de qualidade de vida entre as cidades russas. Kazan, que também foi uma das cinco melhores nos anos anteriores, e a tchetchena Grózni completam o topo da lista.

Os autores do estudo focaram dois aspectos principais: o primeiro se refere aos fatores da vida urbana que os próprios moradores consideram importantes; já o segundo, à propensão de seus habitantes à emigração e ao nível de investimentos local.

Tiumen, na Sibéria, encabeça ranking Foto: Lori/Legion MediaTiumen, na Sibéria, encabeça ranking Foto: Lori/Legion Media

Entre os pontos apontados pelos moradores das cidades como relevantes estão condições das ruas e avenidas, estrutura urbana adequada, qualidade de ensino público (tanto em escolas como universidades), ausência de corrupção cotidiana (suborno a médicos, professores, policiais e outros serviços) e condições sanitárias.

“Também foram apontados fatores como bem-estar, ambiente urbano e salários”, diz Aleksêi Zubets, um dos autores do estudo e vice-diretor de Desenvolvimento Estratégico da Universidade financeira no âmbito do Governo da Federação Russa.

É a terceira vez que Kazan figura no top 5 Foto: Lori/Legion-MediaÉ a terceira vez que Kazan figura no top 5 Foto: Lori/Legion-Media

As entrevistas foram realizadas conforme metodologia científica, e as administrações locais já estão começando a analisar a situação de um ponto de vista sociológico.

“Muitos governos que não estão de acordo com as conclusões do estudo estão avaliando cuidadosamente o documento e a situação partindo de suas próprias ideias e conceitos de qualidade para seus cidadãos”, acrescenta Zubets.

Em russo, Grózni significa tanto "temível" como "incrível" Foto: Valéri Matitsin/TASSEm russo, Grózni significa tanto "temível" como "incrível" Foto: Valéri Matitsin/TASS

As cidades de São Petersburgo, Krasnodar, Náberejnie Tchelni, Moscou, Novosibirsk e Iekaterinburgo completam o top 10 do ranking.

Com o jornal Rossiyskaya Gazeta.             

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies