Um terço das principais CEOs na Rússia trabalham para multinacionais

Tatiana Lukovetskaia, do Grupo Rolf, levou a prata no ranking do RBK

Tatiana Lukovetskaia, do Grupo Rolf, levou a prata no ranking do RBK

Kommersant
Mais recente ranking do jornal de negócios RBK destaca talento feminino no topo da indústria russa. País lidera em número de mulheres que ocupam cargos de diretoria.

Oito das 25 diretoras-gerais com melhor rendimento no cenário empresarial russo em 2015 trabalham em filiais russas de empresas estrangeiras, como BMW Russland Trading, Sanofi Rússia e Abbott Rússia, segundo ranking publicado pelo jornal RBK Daily.

O topo da classificação ficou com Ksênia Sosnina, do Grupo ILIM, uma das empresas líderes na indústria de celulose e papel; na sequência veio Tatiana Lukovetskaia, do Grupo Rolf, que opera as vendas de carros da Mitsubishi e distribuição na Rússia desde 1992.

Além disso, o estudo revela que mais da metade das mulheres que figuram na lista trabalham no setor de comércio e nas indústrias farmacêutica e automobilística.

Os autores do ranking basearam-se nos lucros da empresa, no número de funcionários e no aumento da receita em comparação com os resultados no respectivo setor.

O levantamento mostrou ainda que há mais mulheres na liderança das principais corporações na Rússia do que em outros países.

No mais recente ranking da revista “Fortune”, com as 500 maiores empresas nos EUA, havia apenas 21 mulheres, contra 25 em um ranking similar na Rússia.

A decisão de fazer uma classificação separada para avaliar apenas a liderança do sexo feminino surgiu a partir desse reconhecimento, segundo os autores do relatório.

“No ranking geral dos melhores CEOs na Rússia, que é chamado RBK-500, as mulheres compõem pouco mais do que 5%; para os padrões mundiais, este é um resultado excelente e razão para caracterizá-las separadamente”, escreveu o RBK.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies