Estatal de Moscou lidera russas em ranking global de universidades

MGU é também a única universidade do país no top-200 do ranking

MGU é também a única universidade do país no top-200 do ranking

Nikolas Titkov/flickr.com
Apesar de despencar 27 posições, MGU manteve comando entre as universidades da Rússia. No Brasil, Universidade de São Paulo (USP) teve melhor classificação.

Um total de 24 universidades russas, 11 a mais do que no ano passado, foram listadas no mais recente ranking global de universidades da revista britânica Times Higher Education (THE), uma das pesquisas de maior reputação acadêmica no mundo.

A melhor universidade na Rússia, segundo a THE, é Universidade Estatal de Moscou Lomonossov (MGU), que, apesar de cair 27 posições, garantiu o 188º lugar.

A MGU é também a única universidade do país no top-200 do ranking – a partir do 201º lugar, a THE não define posições específicas (veja todas as russas listadas).

“Conseguimos manter uma posição alta em termos de ensino, o 26º lugar, e tivemos uma boa classificação, no 65º lugar, em pesquisa científica nas universidades”, diz o reitor da MGU, o acadêmico V.A. Sadóvnitchi.

A segunda universidade russa mais bem classificada foi o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou – MFTI (301º-350º lugares), que apresentou melhora nos 13 parâmetros do estudo, seguido pela estreante ITMO – Universidade de Pesquisa em Tecnologia de Informação, Mecânica e Ótica de São Petersburgo (350º-400º).

“O ranking é produzido com base na média de cinco disciplinas: ciências naturais, engenharia, ciências da vida e ciências sociais e humanas. Como somos uma universidade técnica, obtivemos pontuações mais baixas nas duas últimas categorias. No entanto, as altas notas conquistadas nas disciplinas básicas nos ajudaram a alcançar um resultado tão bom”, avalia o reitor da MFTI, Nikolai Kudriávtsev.

A lista da THE inclui, no total, 980 universidades. Os três primeiros lugares ficaram com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), a Universidade de Oxford (Reino Unido) e a Universidade de Stanford (EUA).

Embora o Brasil não tenha nenhuma universidade listada no top-200, 25 instituições do país foram classificadas. Entre as brasileiras, a liderança ficou com a USP (Universidade São Paulo), do 251º ao 300º lugar (clique aqui para ver as demais).

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies