Pútin responsabiliza Partido Comunista por queda da URSS

Pútin: "Era possível fazer uma reforma, inclusive de caráter democrático, sem isso"

Pútin: "Era possível fazer uma reforma, inclusive de caráter democrático, sem isso"

Kremlin.ru
Presidente lamenta novamente divisão de país e culpa ideias nacionalistas.

O presidente russo Vladímir Pútin declarou nesta sexta-feira (23) que o próprio Partido Comunista promoveu ideias que levaram à queda da URSS .

"Vocês sabem qual minha atitude em relação à União Soviética. Não era, de maneira alguma, necessário fazer isso. Era possível fazer uma reforma, inclusive de caráter democrático, sem isso", disse o presidente.

"Mas quero chamar a atenção para o fato de que o chefe de nossa ex-pátria, a URSS, estava no Partido Comunista. Foi ele quem promoveu a ideia do nacionalismo e outras ideias destrutivas que são nefastas para qualquer país."

Em janeiro, Pútin já havia criticado as ideias de Lênin, que, segundo ele, levaram à destruição da Rússia histórica. Mais tarde, ele explicou que, com "a mina colocada sob a construção do Estado russo", ele quis dizer a discussão entre Lênin e Stálin sobre como erguer o país soviético.

O último líder soviético foi Mikhail Gorbatchov, secretário do Comitê Central do Partido Comunista da URSS - cargo máximo naquela época - de março de 1985 a agosto de 1991. A partir de março de 1990 ele exerceu também a então recém-criada função de presidente da União Soviética, da qual esteve incumbido até dezembro de 1991.

Em 1989, o Partido Comunista da União Soviética tinha 19,5 milhões de membros.

Com material da agência Lenta.Ru.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies