Sobreviva a um festival russo de rock

Terceiro dia de festival ao ar livre "Invasão 2016"

Terceiro dia de festival ao ar livre "Invasão 2016"

Aleksander Rumin/TASS
O número de festivais de música no país cresce de ano a ano, assim como a quantidade de estrelas estrangeiras presentes neles. No entanto, antes de partir para um desses eventos, vale a pena se familiarizar com algumas dicas úteis.

1. Ingressos

Na hora de comprar o ingresso, geralmente existem três categorias: regular, pista e VIP. Com os regulares, porém, não dá para chegar mais do que 200 metros do palco, sendo bem capaz de ver os artistas apenas por telão. Não há necessidade comprar os ingresses com muita antecedência, embora na porta costumem ser mais caros.

Tenha cuidado: os ingressos devem ser comprados somente a partir de distribuidores oficiais. Se um cambista de aparência suspeita oferecer um bilhete, dizendo ser a sua única chance de entrar no festival, não acredite nele.

2. Como chegar

A melhor maneira de chegar ao local do festival é de carro. Mesmo porque, nesse caso, pode-se dormir dentro do carro caso não tenha levado uma tenda. Para obter um lugar no estacionamento, é melhor chegar com antecedência. Além de evitar engarrafamentos, dá para escapar de uma longa fila no controle de segurança.

3. Escolha sua ‘base’ com cuidado

Se estiver com uma tenda, coloque-a em uma colina ou montinho para facilitar sua visualização de qualquer ponto. Evite acampar em áreas mais baixas, pois se chover (o que costuma acontecer bastante no verão na Rússia!), a barraca pode ser inundada ou até mesmo levada pela correnteza. Também não é aconselhável para montar a tenda em uma área muito movimentada, para não transformá-la em foco de atenção. Não que assaltos sejam frequentes, mas, no meio da muvuca, todo cuidado é pouco.

4. Reconhecimento de local

Depois de estacionar o carro e montar o local de acampamento, dê uma olhada ao redor, conheça as pessoas próximas e memorize a localização exata de sua tenda. Além disso, quando voltar dos shows, não estranhe se encontrar um estranho dormindo em sua barraca: é provável que seja um companheiro folião que confundiu sua tenda ou estava muito cansado para seguir até mais longe.

5. Defina um ponto de encontro

Acerte um lugar de encontro com seus amigos caso se percam na multidão. Celulares e internet nem sempre funcionam, já que as redes ficam totalmente congestionadas, e as tarifas de roaming podem esgotar seu crédito ou limite.

Festival Nachestvie, na região de Tver Foto: Aleksandr Riumin/TASSFestival Nachestvie, na região de Tver Foto: Aleksandr Riumin/TASS

6. Tenha consigo documentos – e não os perca!

Certifique-se de levar a sua canteira de identidade, já que pode ser parado por policiais a qualquer momento. Também tenha consigo o registro de seguro médico caso necessite de assistência médica. É melhor manter dinheiro, documentos, celular e objetos de valor em uma sacola à prova d’água dentro de uma bolsinha ou um bolso.

7. Vista-se conforme o clima

Em caso de chuva, uma capa é muito mais útil do que um guarda-chuva, que poderá ser facilmente perdido ou quebrado. Leve chapéu ou boné se o Sol estiver a pino. Óculos de sol, no entanto, devem ser usados com moderação: depois de dois dias se bronzeando, corre-se o risco de parecer um panda. Quem estiver com tenda, pode ser interessante carregar algumas roupas quentes e cobertores, pois tende a esfriar no fim do dia. Algumas mudas de roupa para se trocar são igualmente úteis.

8. Deixe bebidas em casa

Não há por que levar bebidas alcoólicas – elas serão apreendidas logo no primeiro posto de controle. E o mesmo se aplica a refrigerantes. Já em relação a alimentos, os veteranos em festivais de rock recomendam levar macarrão instantâneo e sopas, maçãs e bananas, pão, queijo e linguiça para fazer sanduíches.

9. Não gaste todo dinheiro

É melhor trazer dinheiro suficiente para durar toda a semana. Quanto mais, melhor, porque a única coisa que se pode obter gratuitamente em um festival é água da torneira. Até mesmo a água quente de seu macarrão instantâneo custará 30 rublos (R$ 1,50). As comidas e bebidas vendidas dentro do festival são caras, portanto, prepara-se para torrar até 5.000 rublos (R$ 250) em alimentos ao longo de dois dias.

10. Faça sua pesquisa de antemão

Confira o programa do festival e não subestime os palcos secundários – muitas vezes, oferecem performances mais emocionantes do que no principal. Esforce-se para curtir os shows mais cedo, porque boas bandas se apresentam durante todo o dia.

 

Concentração máxima no festival Nachestvie Foto: Evguêni Stukalin/TASSConcentração máxima no festival Nachestvie Foto: Evguêni Stukalin/TASS

Próximos festivais de rock na Rússia

Vladímirski Tiajelo Voz, 10 de setembro, em Vladímir;
Castle of Rock, 27 de setembro, em Moscou;
Rock & Beer Fest, 8 de outubro, em Níjni Nôvgorod;
Aria Fest, 26 e 27 de novembro, em Moscou.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies