Universidade de São Petersburgo oferece bolsas para estrangeiros

Centro de línguas da SPU é referência no país

Centro de línguas da SPU é referência no país

PhotoXpress
Conheça detalhes sobre a instituição, que figura entre as três melhores da Rússia, e as etapas do processo de inscrição, tanto para alunos pagantes como bolsistas.

Todos os anos, mais de 3.000 estrangeiros se matriculam na Universidade de São Petersburgo (SPU, na sigla em inglês), um dos principais centros de russo como língua estrangeira, para os diversos programas de período integral e parcial e de intercâmbio. Também são disputadas bolsas de estudo pelo governo e pelo próprio programa da universidade.

Entre os cursos de graduação e pós-graduação mais populares entre os estudantes estrangeiros estão psicologia, direito, jornalismo, relações internacionais, sociologia, economia e gestão, bem como linguística, artes e campos relacionados à ciência, como matemática e física aplicada.

História

A Universidade de São Petersburgo foi fundada em 1724 sob o decreto do tsar Piotr, o Grande, tornando-se a primeira instituição de ensino superior no Império Russo. O campus está localizado bem no centro da cidade, que é considerado um museu verdadeiro ao ar livre.

The St. Petersburg University. Source: PhotoXPressUniversidade tem localização privilegiada no coração da capital cultural russa Foto: PhotoXPress

Ranking

Este ano, a SPU figurou no top 100 das melhores universidades do mundo segundo sua reputação, em um ranking elaborado anualmente pela Times Higher Education (THE), a principal publicação dedicada ao ensino superior no Reino Unido (entre as posições 81 e 90).

Estrutura

A moderna infraestrutura científica da Universidade de São Petersburgo inclui um Parque Científico com 25 centros de pesquisa. Além disso, os alunos têm acesso à biblioteca de ciência, com mais de 6,8 milhões de livros e manuscritos impressos e 62 milhões de fontes eletrônicas.

Conexões internacionais

A SPU é membro de 13 associações internacionais, e mantém parceria com 413 universidades de 67 países – dos quais nove lançaram programas de mestrado conjuntos. Os diplomas da SPU, emitidos em inglês e russo, ajudam os profissionais a posicionar no mercado internacional.

Como tentar uma vaga

Os candidatos podem se inscrever on-line, pelo correio ou diretamente na secretaria da universidade. Os cidadãos estrangeiros que não falam russo podem se inscrever para cursos de línguas no Instituto de Língua e Cultura Russa da SPU.

Todas as informações sobre o processo de candidatura e as taxas para estrangeiros estão publicadas no site da universidade em três idiomas:

• Russo

• Inglês

• Chinês

Os estudantes internacionais podem ainda obter uma bolsa de estudos (por meio do governo russo e do programa da SPU), conforme os passos a seguir:

1. Registrar-se no site oficial 

2. Preencher os formulários para se candidatar a uma vaga

3. Escrever uma carta de próprio punho com suas motivações e uma redação (os temas são publicados no site oficial)

4. Fazer o upload do formulário e dos documentos exigidos

5. Fazer um teste de admissão

6. Assinar um contrato (caso seja selecionado)

Já para estudar na SPU como pagante, é preciso:

1. Cadastrar-se no site oficial

2. Fazer o upload do formulário e dos documentos exigidos

3. Fazer os exames de admissão

4. Assinar um contrato (caso seja selecionado).

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?   
Clique aqui para assinar nossa newsletter. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies