Moscou inaugura seu quarto aeroporto internacional

Controle acionário de novo aeroporto de Zhukovsky pertence a grupo lituano

Controle acionário de novo aeroporto de Zhukovsky pertence a grupo lituano

Serguêi Savostianov/TASS
Primeira operadora, a Air Kyrgyzstan, iniciará voos a partir de 1º de julho. Aeroporto tem conexão com centro da capital por meio de trens regulares e serviço gratuito de shuttle.

Um novo aeroporto com capacidade de 4 milhões de passageiros por ano foi inaugurado esta semana na pequena cidade de Rámenskoie, nos arredores de Moscou. A decolagem teste está marcada para 20 de junho, e os voos regulares iniciarão em 1º de julho.

A primeira companhia a operar no aeroporto de Zhukovsky (lê-se Jukóvski) será a Air Kyrgyzstan, da ex-república soviética. A empresa quirguiz irá transferir todos os seus voos a partir que partem atualmente do aeroporto de Domodêdovo e planeja, em breve, uma fusão com a cazaque SCAT Airlines.

Esperava-se que a principal companhia do aeroporto fosse a Dobrolet, a única empresa aérea de baixo custo da Rússia. Porém, a companhia, criada pela Aeroflot (a maior do setor aéreo no país), encerrou seu funcionamento em 2014 devido às sanções da União Europeia.

Recentemente, a Aeroflot lançou uma companhia de baixo custo, a Pobeda, com voos partindo do aeroporto Vnúkovo, também em Moscou.

Ao contrário dos outros aeroportos da capital, o de Zhukovsky não está ligado à região central da cidade pela linha especial de trens Aeroexpress.

Partindo da estação de metrô Komsomolskaya, que fica perto de três grandes estações de trem em Moscou, leva-se cerca de uma hora de trem até a estação Otdikh. De lá, os passageiros podem utilizar um serviço de ônibus gratuito para o aeroporto.

Investimento estrangeiro

O controle acionário do aeroporto de Zhukovsky, também em contraste com os demais de Moscou, pertence a um grupo estrangeiro.

A construção das instalações foi financiada pela empresa Ramport Aero, gerida pelo grupo lituano Avia Solutions. A estatal russa Rostech detém participação de 24% mais uma ação.

O investimento total para remodelação do aeroporto foi de 27 milhões, que, segundo preveem os investidores, devem ser amortizados ao longo de sete anos.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?  
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies