Rússia oferece 15 mil bolsas para estudantes estrangeiros

Universidade Estatal de Moscou Lomonossov

Universidade Estatal de Moscou Lomonossov

RIA Nôvosti/Ramil Sitdikov
Confira cinco passos para se inscrever no programa federal de bolsas de estudo, que este ano oferece 15 mil oportunidades para estrangeiros, de graduação a doutorado.

Os cidadãos estrangeiros que desejam ingressar em universidades russas podem se planejar para o processo seletivo de bolsas referente ao ano letivo de 2017 /2018, com início das aulas em setembro.

Além dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), 15 mil as bolsas anuais disponibilizadas pelo Ministério da Educação também abrangem cursos de mestrado e doutorado. Por meio do programa, os candidatos podem obter acesso a qualquer universidade do país.

O que é preciso para se tornar um desses milhares de bolsistas na Rússia?

1. Cadastre-se

Este ano, a Agência Federal de Assuntos da CEI, Compatriotas no Exterior e Cooperação Internacional Humanitária (Rossotrudnitchestvo, na sigla em russo), responsável pela recepção e distribuição das requisições, simplificou radicalmente o procedimento a ser seguido para se candidatar a estudos na Rússia. O primeiro passo é se cadastrar no site www.russia.study/en (em inglês), o que deve levar cerca de 20 minutos.

2. Entre com o pedido

Após efetuar o cadastro, é preciso redigir uma carta de motivação e preencher um formulário com informações sobre formação, realizações pessoais e área de estudo desejada. O formulário preenchido deverá integrar a lista geral de documentos listados para seu país.

3. Aguarde a resposta

Atualmente, a seleção dos candidatos é realizada pelas representações da agência Rossotrudnitchestvo distribuídas em diversos países do mundo e pelo Ministério da Educação russo. Os candidatos selecionados serão contatados para entrevista ou teste.

4. Selecione a universidade

No caso de aprovação no teste, o candidato enviará as requisições diretamente para seis universidades de sua escolha. Se o pedido for indeferido por todas, o Ministério da Educação russo se compromete a oferecer opções de estudo em outras universidade.

5. Prepare as malas!

Quando a universidade confirmar a matrícula – o que geralmente só ocorre em julho –, já é hora de acertar os detalhes para a viagem à Rússia. 

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies