KidZania chega a Moscou com atrações exclusivas

Pilotar avião é uma das atividades mais populares no KidZania Moscou

Pilotar avião é uma das atividades mais populares no KidZania Moscou

Viatcheslav Prokofiev/TASS
Parque infantil, que tem unidade em SP, reproduz ‘mundo real’. Entre inovações de unidade moscovita está a integração de crianças com deficiência.

Assumir o papel de piloto de um Tu-154 ou de agente secreto em uma missão são algumas das atividades do parque infantil KidZania, recém-inaugurado em Moscou. A ideia da rede de parques temáticos mexicana, que já conta com uma unidade em São Paulo, é propor a crianças uma prévia do mundo real, onde ‘trabalham’ e podem fazer compras.

Segundo os donos da franquia russa, a Innova, as atrações do parque moscovita têm peculiaridades em relação aos outros 21 parques da rede.

A principal delas é a maior inclusão de crianças com deficiência em diversos ambientes do parque, em conjunto com os demais visitantes.

Kids, would-be dentists, at KidZania Moscow, a theme park where children can work in adult jobs, at Moscow's Aviapark shopping mall. Foto: Vyacheslav Prokofyev / TASSAspirantes a dentista têm supervisão de profissional Foto: Viatcheslav Prokofiev/TASS
“Os KidZania em outros países contam com espaços para crianças com problemas de vista ou lesões no ouvido, mas não desenvolveram um sistema que lhes permita integrar crianças com autismo, deficiência mental ou física”, comenta a presidente da fundação Naked Heart (Coração Despido), Anastassia Zviáguina.

A entidade beneficente, fundada pela modelo russa Natalia Vodiánova, realizou um treinamento com os funcionários do KidZania Moscou e possui um espaço próprio no parque onde explica aos visitantes a importância da caridade.

O ingresso para o estabelecimento, situado dentro do AviaPark, o maior shopping da Europa, custa 2.000 rublos (US$ 27).

​Marketing emocional

Assim como em seus análogos estrangeiros, o modelo de negócios no KidZania Moscou se baseia na participação de marcas, inclusive gigantes como Danone, LG, Samsung, Pepsi Co e Colgate-Palmolive.

Children and radio station associate at the broadcasting room in the Kidzania game training park in Moscow. Foto: Vladimir Astapkovich / RIA NovostiComunicadores mirins simulam transmissão de rádio Foto: Vladímir Astapkovitch/RIA Nôvosti

O diferencial, no entanto, é que além das multinacionais já conhecidas pelo grande público, a unidade russa terá escola de aviação da agência espacial russa Roscosmos e uma réplica de mina de diamantes da Alrosa.

O parque moscovita dispõe ainda de uma escola de agentes secretos, patrocinada pela LG. Ao entrar na loja de eletrodomésticos, o visitante abre uma geladeira e se depara com um mundo de aventuras, no qual deve seguir o caminho sem pisar nas luzes de laser, passar dentro de tubos giratórios, programar sua impressão digital e etc.

“As crianças entendem que se transformam em agentes secretos graças à tecnologia da LG, é um grande acontecimento para elas. Assim funciona o marketing emocional”, explicou à Gazeta Russa um representante da empresa na Rússia.

O projeto do KidZania exigiu um investimento de quase US$ 25 milhões de investimento. Se a expectativa de que o parque atraia 1 milhão de visitantes ao ano se concretizar, o retorno do capital investido será concluído em até sete anos.

Children learning fire-extinguishing skills at the fireman area of the Kidzania game training park in Moscow. Foto: Vladimir Astapkovich / RIA NovostiTreinamento de bombeiro é indicado para várias idades Foto: Vladímir Astapkovitch/RIA Nôvosti

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies