Cai número de russos que assistem à TV, revela pesquisa

Apesar de queda, televisão ainda mantém liderança na busca por informações

Apesar de queda, televisão ainda mantém liderança na busca por informações

Reuters
Embora a televisão ainda seja o meio de comunicação predominante no país, excesso de notícias negativas e propaganda política tem gerado queda de audiência e aumento da desconfiança.

O número de telespectadores na Rússia caiu de 94% para 85% ao longo dos últimos seis anos, segundo uma pesquisa do instituto independente Centro Levada. Paralelamente, constatou-se que apenas 41% dos russos têm confiança nas informações divulgadas pela TV.

O fenômeno, segundo o diretor do Centro de Estudos Políticos da Universidade de Finanças da Rússia, Pável Sálin, se deve sobretudo a uma transição da manipulação à propaganda política.

“Se a manipulação da mídia leva as pessoas a certas conclusões, a propaganda fornece respostas categóricas e divide o mundo em preto e branco. Isso funciona em curto e médio prazo, mas, em longo prazo, os telespectadores começam a rejeitar tais informações”, afirma.

Sálin ressalta que, apesar da queda de consumo de produtos televisivos registrada no recente estudo, apenas 10% da população buscam informações de forma independente.

“As pessoas estão acostumadas a consumir as informações passivamente. Cerca de 90% dos russos continuarão a ler notícias escolhidas pelos editores”, diz o acadêmico. “A televisão continua a ser a fonte mais conveniente, fácil e popular de receber informações.”

Para a diretora do programa regional do Instituto Independente de Estudos Sociopolíticos, Natália Zubarêvitch, os russos ainda estão acostumados a passar muito tempo em frente à TV.

“Muitos não estão acostumados a ler livros e não conhecem outras maneiras de passar o tempo. É uma forma de degradação da sociedade, mas os russos não são os únicos, os norte-americanos, por exemplo, também fazem o mesmo”, diz Zubarêvitch. 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies