Ferramentas on-line oferecem cursos de russo à distância

Shutterstock
Aplicativos, sites e podcasts trazem exercícios gratuitos inglês-russo. Universidade Estatal de Moscou também dispõe de pacote com lições via Skype por 16 euros (R$ 70).

1) Do bê-á-bá ao superavançado

O canal Russia Today oferece lições on-line gratuitas que vão desde o alfabeto para iniciantes a tarefas mais avançadas para aqueles que já sabem cirílico. O serviço disponibiliza exercícios, informações sobre gramática e provas: learnrussian.rt.com

2) Russo até para românticos

O site Russian for Free dispõe de um grande arquivo de lições para iniciantes (alfabeto, jogos de vocabulário) e alunos avançados (vídeos e quadrinhos em russo). Também apresenta um livro com frases básicas para os turistas que querem praticar o idioma antes de viajar a um país de língua russa – incluindo até um guia especial para os românticos. O site oferece ainda testes individuais via Skype por apenas um euro. www.russianforfree.com

3) Os melhores apps

“Aprender qualquer língua com 10 palavras por dia” é o lema do app The Easy Ten. É possível escolher as palavras de vários grupos de assuntos e depois praticar ortografia. Com visual agradável, este app é uma maneira divertida de aprender russo e tem todo tipo de vantagem para aqueles que não conseguem se libertar de seus smartphones, como notificações e a possibilidade de chamar contatos das redes sociais para quizzes. O download é gratuito tanto pela App Store, como no Google Play www.easyten.ru.

Outro aplicativo, chamado simplesmente Russian, traz diversos recursos diferentes para aprender vocabulário, mas só está disponível para iPhones and iPads

Já o Russian Alphabet , um dos apps mais conveniente para iniciantes, está disponível na AppStore e no Google Play.

4) Podcast à sua moda

Uma das maneiras mais fáceis de aprender uma língua estrangeira é acompanhando lições via podcast para matar o tempo no caminho ao trabalho ou durante uma longa viagem.
No russianpodcast.eu, a entusiasta Tatiana Klimova gravou cerca de 200 diálogos curtos, com explicações dos significados de palavras difíceis – um bom tutorial para quem quer ampliar o vocabulário.

5) Skype com a MGU

A MGU (da sigla em russo, Universidade Estatal de Moscou) oferece aulas on-line de russo através de Skype. O curso não é gratuito, mas seu preço é bastante acessível – apenas € 16 para um curso com, no mínimo, oito aulas. Para avaliar as opções, visite www.mgu-russian.com.

Caso já tenha estudado o idioma, também é possível fazer um teste para avaliar os seus conhecimentos aqui.

Bônus

Se você estiver ou quiser estudar na Rússia, terá ainda mais oportunidade de aprender a língua, mas a maioria dos cursos formais não são gratuitos. Confira abaixo links úteis com alguns dos melhores cursos de russo no país:

Universidade Estatal de Moscou www.mgu-russian.com

Instituto Púchkin www.pushkin.institute/en

Escola Superior de Economia www.hse.ru

Instituto da Língua e Cultura Russa www.russian4foreigners.spbu.ru

Universidade Estatal Politécnica de São Petersburgo english.spbstu.ru

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies