Atentado no Egito liderou pesquisas no Yandex em 2015

Comemorações relacionadas ao 70 anos do Dia da Vitória também ganharam destaque na internet

Comemorações relacionadas ao 70 anos do Dia da Vitória também ganharam destaque na internet

Roman Kalinine/Kommersant
Como já é de tradição, o buscador russo Yandex mapeou as consultas on-line e elencou os principais acontecimentos de 2015, bem como as personalidades que despertaram maior interesse entre os usuários do sistema.

Dúvidas e questões em torno da queda do avião russo na Península do Sinai, no Egito, lideraram o tradicional ranking anual do maior buscador russo, o Yandex, divulgado em meados de dezembro. O atentado, cuja autoria foi reivindicada por um grupo ligado ao Estado Islâmico (EI), deixou matou as 224 pessoas a bordo.

A guerra na Síria e o EI foram, por sua vez, os segundo colocados na lista do Yandex, seguidos pelo desfile de 70 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista.

Entre outras buscas recorrentes figuram ainda o “discurso do presidente Vladímir Pútin na ONU”, a “queda do Su-24 na Síria” e os “ataques terroristas em Paris”, além de notícias relacionadas ao eclipse solar.

Personalidades

Na categoria masculina, o topo do ranking Yandex 2015 inclui o líder oposicionista Boris Nemtsov, assassinado na noite de 27 de fevereiro,  e o músico Batirkhan Chukenov, que faleceu no início do ano. Já entre as mulheres mais pesquisadas no buscador russo figuram a atriz e cantora Janna Friske, que morreu em junho passado, a candidata russa ao concurso musical Eurovision, Polina Gagárina, e Anna Duritskaia, a modela ucraniana que estava com Nemtsov no momento em que o político foi assassinato.

Estreias e lançamentos

Dentre todas as estreias do ano, os usuários do Yandex se interessaram sobretudo pelas apresentações do novo smartphone Samsung Galaxy S6 e do sistema operacional Windows 10, bem como pelo lançamento do canal esportivo Match TV.

Internet

Na categoria internet, os mais pesquisados no Yandex foram o site Memória da Nação, onde o Ministério da Defesa russo começou a publicar documentos originais relacionados à Segunda Guerra Mundial.

Os russos também demonstraram interesse pela procura de vídeos ensinando a fazer pulseirinhas de borracha, além da controvérsia em torno do vestido azul/branco, que deixou milhares de pessoas mundo afora curiosas para entender por que alguns enxergavam a peça de uma cor, enquanto as demais a viam de outra. 

Esportes

Quando o assunto é evento esportivo, as reportagens mais buscadas este ano foram as relacionadas a Copa do Mundo de Hóquei, sobretudo as partidas entre Rússia e Canadá, no dia 17 de maio, e Rússia e EUA, no dia anterior.

Cinema e TV

Os filmes que mais atraíram os russos para o Yandex foram, de acordo com o portal, “Cinquenta Tons de Cinza”, o último da série “Os Vingadores” e a sétima sequência de “Velozes e Furiosos”. “Game of Thrones”, “Peppa Pig” e “Gravity Falls: Um Verão de Mistérios” foram os desenhos e séries de TV mais buscados em 2015.

Publicado originalmente pelo Expert On-line

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies