Após corte de luz, Crimeia recebe 80% de energia via Rússia

Lojas sobreviveram à luz de velas durante apagão na Crimeia

Lojas sobreviveram à luz de velas durante apagão na Crimeia

Reuters
Península passou a receber energia russa por cabos ultramarinos. Continuidade de contratos ucranianos em 2016 ainda não é confirmada.

Depois de semanas enfrentando apagões após ativistas ucranianos explodirem as torres que conduziam energia elétrica para a Crimeia, dois milhões de pessoas na península estão retomando sua rotina. 

Segundo o ministro da Energia da Rússia, Aleksandr Novak, o fornecimento de energia já foi totalmente restabelecido e, agora, a península recebe eletricidade tanto da Ucrânia, como da Rússia. 

A inauguração oficial, em 2 de dezembro, da ligação energética ultramarina com a Rússia continental, que atravessa o Estreito de Kerch, foi motivo de celebração para os habitantes locais. 

Além disso, na última terça-feira (15), o presidente russo Vladímir Pútin lançou a segunda linha de cabos, que deverá suprir, segundo Novak, de 80% a 100% da demanda da Crimeia.

Designer: Aliona RépkinaDesigner: Aliona Répkina

Para muitos, porém, o significado da primeira ligação era apenas simbólico. Dos 500 MW de potência de que a Crimeia precisa (ela tem capacidade para produzir outros 500 MW), apenas 200 MW provêm da Rússia.

Ainda não se divulgou se o contrato para recebimento de energia ucraniana pela península será renovado em 2016.

De acordo com a agência de notícias Tass, Novak afirmou que a Crimeia ganhará, até 2018, usinas geradoras com capacidade para produzir 940 MW.

No escuro

Quando a rede de eletricidade da Crimeia ficou completamente paralisada, nas primeiras horas do dia 22 de novembro, a Ucrânia fornecia cerca de 80% da energia da Crimeia, seguindo acordo firmado com a Rússia.

Assim, as autoridades se viram forçadas a fornecer energia somente a hospitais, enquanto os demais consumidores, inclusive clínicas, ficaram sujeitos a constantes apagões.

A economia local chegou então a um impasse. Ligações de telefones celulares e sem fio, iluminação das ruas e gasolina tornaram-se escassos. O governo teve que transferir imediatamente um grande volume de geradores a diesel para a península e acelerar o desenvolvimento do cabo de eletricidade ligando Krasnodar à Crimeia.

Salvação chinesa

A ligação ultramarina demandava a instalação de quatro linhas de cabos no fundo do Estreito de Kerch, de 13,4 quilômetros cada. Mas os russos não produzem cabos desse comprimento, e muitos dos fornecedores estrangeiros rejeitaram a transação devido às sanções econômicas impostas após a integração da península pela Rússia, em março de 2014.

O material finalmente acabou sendo adquirido da China. Mas o navio chinês chegou em Kerch apenas em 11 de outubro, e os trabalhos começaram uma semana depois. Além disso, a ligação implicou a construção de linhas de alta tensão e de novas subestações.

O custo total do projeto está estimado em quase US$ 700 milhões. Consequentemente, a Rússia está trabalhando na resolução de todos esses problemas – mas não tão rápido quanto os moradores gostariam.

Além dos problemas energéticos, a Crimeia enfrenta falta de água após a Ucrânia bloquear as comportas do Canal da Crimeia do Norte, de onde a água do rio Dniepre era canalizada para a península. Desde então, Moscou pôde oferecer apenas soluções temporárias para a crise hídrica. A Crimeia consome cerca de dois bilhões de metros cúbicos de água por ano, dos quais 80% são usados na agricultura.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies