Com pesquisa e clínica, hospital desenvolve métodos exclusivos

Instituto realiza anualmente mais de 20 mil operações

Instituto realiza anualmente mais de 20 mil operações

Aleksêi Kudenko/RIA Nôvosti
Diretor de antigo hospital de Moscou relata dilemas em cirurgias e aposta na interação do trabalho médico com instituto científico.

Mogueli Khubutia, que um dos mais tradicionais hospitais de Moscou, o N. V. Sklifossovski, acredita que o cirurgião só deva recorrer à operação quando está convencido de que o resultado será positivo. Mas, em sua prática clínica, ele assume ter sido obrigado a violar a própria regra.

“Alguns anos atrás, o diretor de um grande banco passou por um problema grave: os dois rins pararam de funcionar. O paciente já não era jovem, tudo podia acabar mal”, conta. “Ele tinha ido para a Alemanha, mas lá haviam recusado fazer o transplante. Por isso ele voltou a Moscou.”

Khubutia aceitou, então, o paciente e decidiu fazer a operação, apesar das condições críticas. “Quando apareceu o rim de um doador que era compatível, fomos direto para a sala de operação. Já se passaram seis anos, e o homem está vivo, trabalhando”, continua.

Outro caso difícil foi o de um jovem esportista tomava grande quantidade de anabolizantes e cujo fígado cresceu até pegar 8,5 quilos. “No exterior, negaram-se a fazer a operação e disseram que lhe restava apenas três semanas de vida”, recorda o cirurgião.

O atleta chegou ao Sklifossovski em estado grave, e os médicos temiam que ele não fosse sobreviver à operação. “Mesmo assim, fizemos o transplante. Um ano depois, fui convidado para o casamento dele”, conta.

Mogeli Khubutiya, director of the Sklifosovsky Emergency Care Research Institute. Foto: Alexey Kudenko / RIA NovostiSegundo Khubutia, instituto tem como umas das principais áreas de pesquisa a tecnologia celular Foto: Aleksêi Kudenko/ RIA Nôvosti

O pronto-socorro do Instituto de Pesquisas Científicas N. V. Sklifossovski atende por ano mais de 52 mil pacientes, e ali são realizadas cerca de 20 mil operações anualmente.

Ciência e prática

A iniciativa de reunir a clínica e o Instituto de Pesquisas Científicas N. V. Sklifossovski foi uma boa ideia, segundo o diretor do hospital, Mogueli Khubutia.

“Os cientistas podem colaborar muito com os médicos, realizando um enorme trabalho para a cura e o tratamento de doenças tratadas no hospital. Com base na experiência científica, adotamos na prática métodos que não existem nos hospitais comuns”, afirma.

“Atualmente voltamos a nossa atenção para a área de tecnologia celular. A ideia é usar células-tronco no tratamento de queimaduras profundas”, acrescenta o médico.

Sklifossovski em números

O pronto-socorro do Instituto de Pesquisas Científicas N. V. Sklifossovski foi fundado em 1923, a partir de um dos hospitais mais antigos de Moscou, aberto ainda em 1810.

O instituto é um centro clínico-científico para atendimento médico de emergência, traumas por queimadura, envenenamentos graves e problemas cardiológicos de urgência.

Por ano, o instituto oferece atendimento a 52 mil pacientes e realiza mais de 20 mil operações.

A equipe médico-científica é composta por 820 profissionais, entre médicos e pesquisadores.

Publicado originalmente pelo Moskóvski Komsomolets

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies