Uma linha direta para dúvidas da língua

Inform service russian language

Inform service russian language

Lori / Legion-Media
Serviço de informações sobre gramática russa funciona desde 1950 e já passou por cartas, telefone e e-mail. Mas raramente é buscado por estrangeiros.

Onde colocar uma vírgula, como pronunciar corretamente uma palavra ou nome? O Serviço de Informações sobre o idioma russo fornece, gratuitamente as respostas para todas essas questões.

O serviço surgiu na década de 1950, no Instituto de Língua Russa Vinogradov de Moscou, e funcionava por meio de cartas. Mais tarde, na década de 1970, já havia uma linha telefônica para assistência em tempo real.

"Continuamos a nos comunicar na forma escrita, mas agora as pessoas escrevem e-mails, que são até mais numerosos do que as cartas. Nosso recorde é de 100 perguntas por dia, mas o número de pessoas que telefonam varia entre 20 e 30”, explica Oksana Gruntchenko, coordenadora do serviço.

Atualmente, os operadores não pedem para as pessoas se identificarem, mas dizem já ter reconhecido muita gente famosa: apresentadores de TV e jornalistas.

Ministérios, como o dos Negócios estrangeiros e o da Defesa também contatam o serviço com frequência.  

Sem  estrangeiros

Os estrangeiros, porém, raramente procuram o serviço. Assim, os operadores lembram-se sempre deles.

“Acredito que, se for necessário, nossos funcionários poderiam responder às perguntas em inglês”, afirma Gruntchenko.

"Já respondi uma chamada desse tipo, e a pessoa queria que eu explicar a diferença no significado dos verbos de movimento. Eu percebi porque ela falava com sotaque", diz Irina Kuznetsova, chefe do serviço.

O serviço conta com sete funcionários assalariados - pós-graduandos e funcionários do instituto - e atende seis horas por dia. "Todos eles são muito entusiasmados com o trabalho”, diz Gruntchenko.

"Acho que o prazer de trabalhar no Serviço de Informações é parecido com o de um professor ao compartilhar os seus conhecimentos", completa.

Em São Petersburgo, um serviço similar funciona no Instituto de Pesquisas Linguísticas da Academia Russa de Ciências. Ali também trabalham pós-graduandos e funcionários do instituto, mas o trabalho é voluntário e não remunerado.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies