Avião russo cai no Egito e mata quase 200 passageiros

A aeronave Airbus-321, da companhia MetroJet partiu de Sharm el-Sheikh às 6:51 (horário de Moscou) com destino a São Petersburgo.

A aeronave Airbus-321, da companhia MetroJet partiu de Sharm el-Sheikh às 6:51 (horário de Moscou) com destino a São Petersburgo.

TASS
Não há indícios de que aeronave comercial tenha sido abatida.
As autoridades egípcias anunciaram que não há indícios de que o avião russo que caiu na manhã deste sábado (31) na península do Sinai tenha sido abatido. 
 
A aeronave Airbus-321, da companhia Kogalimavia (conhecida como MetroJet), levava mais de 200 passageiros e partiu de Sharm el-Sheikh às 6:51 (horário de Moscou) com destino a São Petersburgo. O avião desapareceu do radar apenas 23 minutos  após a decolagem.
 
Os destroços do Airbus, que levava 217 passageiros e sete tripulantes, todos cidadãos russos, já foram encontrados.
 
Equipes de resgate ainda trabalham no local.
 
De acordo com a perícia egípcia, o motivo mais provável do acidente teriam sido falhas técnicas no equipamento.
 
De acordo com a agência Tass, fontes no Egito teriam informado que o comandante pediu autorização para fazer um pouso de emergência no aeroporto do Cairo via rádio.
 
Após a decolagem, ele teria informado a torre de controle do aeroporto de Sharm el-Sheikh sobre de alguns problemas técnicos. Além disso, a tripulação já teria reclamado de falhas no motor durante a semana.
 
Sobreviventes
 
Um membro das equipes de busca e resgate egípcias chegou a declarar à imprensa que era possível ouvir vozes sob os destroços.
 
Segundo ele, “uma parte do avião ainda tem passageiros no interior” e as equipes de resgate tentam alcançá-la.
 
Corpos de passageiros, entre eles, pelo menos cinco crianças, também já foram retirados do local. O airbus levava 17 crianças.
 
O presidente russo Vladímir Pútin expressou condolências às famílias das vítimas e deu instruções para que o Ministério russo para Situações de Emergência envie seus peritos ao local do acidente. 
 
O primeiro-ministro Dmítri Medvedev deverá reunir uma comissão estatal para examinar o desastre.
 
Terrorismo?
 
A península do Sinal abriga grupos extremistas como o Wilayat Sinai, que em 2014 se associou ao EI (Estado Islâmico). O local é palco de confrontos constantes entre as forças de segurança egípcias e os extremistas.
 
A companhia MetroJet foi criada em 1993. Segundo a imprensa russa, a empresa já havia registrado outros acidentes. O mais grave ocorreu em 1 de janeiro de 2011, quando um Tupolev Tu-154 pegou fogo no aeroporto de Surgut, ainda antes de decolar, com três mortes.
 
 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies