Sete dicas boas para cachorro

Treinar seu cachorro desde cedo garante sossego em casa

Treinar seu cachorro desde cedo garante sossego em casa

Shutter Stock/Legion Media
Adestradora Anna Vavilova ensina truques básicos usados por russos.

1. Coerência. Se você deixa o seu cão fazer alguma, então ele poderá fazer isso sempre. Se, pelo contrário, ele não estiver autorizado a fazer determinada coisa, não pode fazê-la nunca. O cachorro não entende que no domingo pode pular na sua cama, mas na segunda não pode mais.

Para eles, a diferença está nas condições em que a ação é feita. “Por exemplo, o meu cão é de caça e foi treinado para não perseguir os patos nas lagoas da cidade. Mas, quando estamos no campo, ninguém consegue pará-lo. Ele não entende a diferença entre o pato doméstico e o selvagem, mas sabe que a lagoa do parque não é igual ao lago da floresta”, explica a treinadora.

2. Perseverança. Se for dada uma ordem, é necessário garantir que o cachorro a execute. Caso contrário, vai pensar que no futuro tem a opção de não seguir os comandos dados.

3. Compromisso. É importante perceber a responsabilidade que se assume ao criar um cão. Todos os filhotes são bonitos e fofos, mesmo os de raças mais agressivas. Mas lembre-se que o eles podem se transformar em uma fera. Além disso, será preciso respeitar as necessidades dele.

4. Tudo no tempo certo. A educação do seu cãozinho deve começar desde cedo. Um filhote de um mês é como um bebê de um ano que apenas começa a dar os primeiros passos. Atenção e estímulos são essenciais para evitar indisciplina ou comportamento agressivo.

5. Macho alfa. Deixe claro que quem manda em casa é você, para não acontecer de o cão decidir estabelecer suas próprias regras.

6. Ignore quando preciso. Um dos castigos mais eficazes é ignorar o animal. Nem é preciso dizer que força não conquista o respeito de ninguém.

7. Tamanho é irrelevante. Qualquer cão, de qualquer tamanho, deve ser treinado. Vale a pena educar também os menores, pois eles podem ter dentes afiados que fazem um estrago maior e mais doloroso do que uma única mordida de um cão grande. Além disso, podem se machucar ao chamar para briga algum cachorro maior que eles.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies