Sírios se dividem sobre intervenção russa no país

Moradores de Latakia mostram esperança e temor em relação à investida antiterrorista

Moradores de Latakia mostram esperança e temor em relação à investida antiterrorista

AP
Depois das primeiras investidas da Força Aérea Russa, surgiu a esperança de que o apoio da Rússia ajude o país a se livrar dos terroristas. Mas há também quem manifeste preocupação de que a intervenção direta leve a um agravamento da crise e prolongamento do conflito. A Gazeta Russa reuniu a opinião de alguns habitantes de Latakia, perto de onde se instalou a base russa.

As conversas sobre a presença militar russa em Latakia se intensificou na última semana. Para alguns locais, a intervenção criou a esperança de uma resolução rápida do conflito a favor do regime; para outros, a esperança do fim da guerra e a manutenção do Estado. Mas há também quem ache que a empreitada russa vai só agravar o conflito.

Em entrevista à Gazeta Russa, um oficial do Exército sírio que se encontra na linha do front elogiou a atuação do Kremlin. “Os russos foram nossos aliados políticos desde o início da crise. Mas a diferença é que hoje temos a presença de militares russos em solo sírio. Isso nos dá apoio moral, sobretudo com armamento moderno, e naturalmente irá influenciar o curso dos acontecimentos”, disse o oficial por telefone.

‘A Rússia não é elemento estranho da nossa sociedade’ (Minos Asaad, engenheiro)

Sou a favor da presença militar russa na Síria e considero-a legítima, já que está sendo realizada a pedido do governo. Temos uma história e recordações muito bonitas da Rússia em termos culturais e sociais. A Rússia não é nenhum elemento estranho da nossa sociedade. A presença russa irá dificultar a intervenção de outros países sob o pretexto de combaterem o terrorismo e vai ajudar o Exército sírio a enfrentar os terroristas.

‘Tudo isso pode prolongar o conflito’ (Jamal Ibrahim, professor de biologia)

Apesar do apoio político dado ao governo sírio por parte da Rússia durante a crise, eu não consigo ser otimista quanto a essa intervenção. Não me parece que a Rússia possa agir sem conhecimento prévio dos Estados Unidos. Eu li uma notícia que falava da intenção da Rússia em fornecer aos americanos o plano de ação das suas tropas em território sírio. E nós sabemos que os EUA apoiam grupos terroristas em nosso país, e tudo isso pode prolongar esse conflito sangrento.

‘Gosto do barulho de aviões russos sobre a cidade’ (Malak Saleh, dona de casa)

Acho que a intervenção russa veio um pouco tarde. Para combater aqueles que se denominam “oposição síria”, precisamos mais do que simples apoio político. O terrorismo na Síria é organizado e, apesar das grandes perdas do Exército, ele conseguiu resistir. Sinto-me aliviada e gosto do som de aviões russos sobrevoando a nossa cidade.

‘Ameaça não se limita ao Estado Islâmico’ (Khalid Muhammad, advogado)

Como nativo, gostaria que Síria permanecesse um Estado único, secular e democrático. Espero que a intervenção russa dar os sírios a possibilidade de se livrar do regime militar e do islamismo político. Espero que a Rússia inclua a Frente al-Nusra [filial síria da rede terrorista Al Qaeda] na lista dos seus alvos. Penso que a ameaça para o futuro do Síria não se limita ao Estado Islâmico. A Rússia vai também combater essas organizações? E se os EUA não concordarem com isso? As operações russas na Síria responderão a essa pergunta.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies