Unesco fecha escritório em Moscou por falta de verba

Decisão de fechar escritório havia sido tomada em 2008.

Decisão de fechar escritório havia sido tomada em 2008.

Ruslan Krivobok/RIA Nóvosti
Parte dos recursos serão realocados para projetos do braço da ONU na África. Comunicação de Moscou com sede da Unesco passará a ser conduzida pela Comissão Nacional da Unesco na Rússia.

A Unesco, braço da ONU para educação e cultura, fechou seu escritório na capital russa, após mais de 20 anos em operação, alegando dificuldades financeiras.

“A comunicação de Moscou com a sede principal da agência da ONU em Paris será agora submetida à Comissão Nacional da Unesco na Rússia, chefiada pelo chanceler russo Serguêi Lavrov”, anunciou o secretário-executivo da comissão, Grigóri Ordjonikidze, em entrevista ao canal russo Moskva-24.

“A Unesco pretende transferir parte do financiamento antes destinado ao escritório de Moscou para projetos da agência na África”, acrescentou Ordjonikidze.

O encerramento das atividades do escritório da Unesco em Moscou havia sido anunciado no ano passado. De acordo com a chefe da missão permanente do órgão na Rússia, Eleonora Mitrofanova, a decisão foi tomada ainda em 2008.

O escritório de Moscou operava desde 1994. Em 2002, seu mandato foi estendido e passou a incluir outros quatro países: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia e Moldávia.

Publicado originalmente pelo jornal The Moscow Times

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies