Celebridades usam fama para salvar animais na Rússia

Steven Seagal tira selfie em estande sobre tigre-de-amur durante Fórum Econômico do Oriente, em Vladivostok

Steven Seagal tira selfie em estande sobre tigre-de-amur durante Fórum Econômico do Oriente, em Vladivostok

Artiom Korotayev/TASS
Pamela Anderson e Steven Seagal são algumas das personalidades engajadas.

1. A boia vermelha da “salva-vidas de Malibu” Pamela Anderson foi leiloada por 3 milhões de rublos (quase US$ 45 mil) em um leilão beneficente em Vladivostok. O dinheiro será revertido à proteção de leopardos e tigres.

Outro objeto doado pela atriz – uma foto autografada – tem valor inicial de 50 mil rublos (US$ 740) e aguarda lances.

“As pessoas na Rússia se preocupam com a preservação dos animais”, declarou Pamela, durante visita aos animais salvos de alagamento no zoológico em Ussurisk.

Em julho, a atriz chegou a enviar uma carta aberta ao presidente Vladímir Pútin pedindo para o país bloquear um navio que partira da Islândia rumo ao Japão com 1,7 toneladas de carne de baleia. O governo, porém, rejeitou o pedido da modelo, explicando que Moscou não tinha base legal para deter a embarcação, pois o incidente não ocorrera em águas russas.


Pamela Anderson escreveu carta a Pútin pedindo apoio para interceptar navio Foto: Reuters

2. Em apoio aos leopardos do Extremo Oriente, o ator Steven Seagal comprou, por por 229,9 mil rublos, um machado-faca feito de aço damasco com gravações a ouro e prata.

O apoio à causa se deu depois de Seagal visitar a exposição “Terra de Leopardo”, no Parque Nacional de Primorsk, onde os leopardos-de-amur são monitorados.

“Quero usar o meu rosto e o meu nome para ajudá-los”, disse. Segundo os ambientalistas, por meio do controle humano, já foi possível aumentar a população desses felinos de 20 para 70.

3. Iliá Lagutenko, líder do grupo Mumiy Troll, e o famoso ator hollywoodiano Harrison Ford participam, desde 2008, de uma ação internacional para salvar o tigre-de-amur.

Na época, por iniciativa do Banco Mundial, foi criada a “Coalizão Internacional do Tigre’, que uniu representantes de várias organizações de proteção desses animais e personalidades famosas: a Rússia, por exemplo, está representada por Lagutenko, os Estados Unidos, por Harrison Ford, e a China, pelo jogador de basquete Yao Ming.

4. O destino dos tigres também preocupa o ator Leonardo DiCaprio, que fundou, em 1988, uma fundação para subsidiar ações de defesa à natureza. 

Ele doa regularmente grandes somas para a solução de problemas ambientais, inclusive para proteção da população de tigres e defesa dos elefantes, e está também envolvido na proteção da floresta amazônica. 

O ator é membro do grupo de especialistas do World Wildlife Fund.

5. A atriz britânica Emma Watson, por sua vez, está contribuindo para reverter o desaparecimento do salmão selvagem. Mas, ao contrário de DiCaprio, ela não vai a parques nacionais. 

Em vez disso, coloca os seus pertences pessoais em um leilão especial, e todas as receitas são revertidos a favor do Fundo de Proteção do Salmão Selvagem. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies