10 peculiaridades do típico Ano Novo russo

A noite do Réveillon é especial na Rússia. Esta é a festa mais importante do ano e, por isso, sua celebração é associada a muitas tradições especificamente russas. O Russia Beyond reuniu 10 detalhes você precisa levar em conta para ter para um Ano Novo verdadeiramente russo nesta virada!

Ded Moróz e Snegúrotchka

O Ocidente pode até ter o Papai Noel, mas este dificilmente consegue competir com "Ded Moróz" (Vovô Frio) ou com sua neta "Snegúrotchka" (Donzela da Neve). Ao contrário do Papai Noel, o Ded Moróz não tem medo de dar as caras e vai muitas vezes às festas na companhia de Snegúrotchka para entregar pessoalmente os presentes. Ded Moroz vive perto da cidade de Velíki Ustiug (na região de Vologda) e a Snegúrotchka, acredita-se, em Kostroma, no Volga.

Iôlka

As árvores de Natal foram proibidas na Rússia logo após a revolução. Mas elas ressurgiram posteriormente sob a benção comunista com o nome de "novogódnaia iôlka" (pinheiro de Ano Novo), em 1935, como símbolo da festa secular.

Estas árvores se parecem muito com as ocidentais, mas normalmente pequenas e, muitas vezes, feitas de plástico - além de serem dedicadas até hoje não ao Natal, mas ao Ano Novo. Elas continuam sendo um grande símbolo e são muito importantes para os russos.

Celebridade, Vovô Frio e vapor

Em muitos países, as redes de TV exibem determinados filmes que já se tornaram tradição de Nata.Mas poucos podem se igualar por sua trilha sonora e energia ao clássico soviético “Ironia do Destino ou Desfrute da Sauna” (1975).

O filme conta a história de Jênia, que pretende passar a véspera do Ano Novo com sua noiva. Mas, antes disso, e seguindo a tradição anual, ele vai passar a tarde com os amigos na sauna. Eles saem da sauna bastante embriagados e, por acidente, Jênia acaba entrando em um avião que o leva para Leningrado.

Ainda embriagado, ele pega um táxi e pede ao motorista que o leve para a Rua do Terceiro Construtor, seu endereço em Moscou. Estranhamente, ele chega a um edifício igual ao seu e a chave abre a porta daquele que Jênia julga ser seu apartamento, no qual ele acaba por adormecer e depois é despertado pela incrédula Nádia, a verdadeira dona do apartamento.

No final, os dois se apaixonam e os russos não se cansam nunca de assistir a este filme.

Programas televisivos como Golubôi Ogoniôk (Pequena Faísca Azul), Pêsnia Gôda (Canção do Ano, que mostra as maiores celebridades do jet set) e o filme infantil Morozko (Avô Gelo) são programas adicionais da noite de Ano Novo.

Saladas

Ano Novo simplesmente não é Ano Novo na Rússia se não tiver uma incontável infinidade de saladas. Não me refiro a saladas leves de verduras, mas às verdadeiras "obras de arte" que são as saladas russas, misturadas com maionese e ricas em proteínas.

Os russos consomem anualmente 2,5 kg de maionese per capita e em nenhuma época comem tanto do produto como no Ano Novo. A salada "olivier" (receita aqui) é geralmente feita com maionese, batata, cenoura, picles, ervilhas, ovos e frango ou mortadela. O Ano Novo literalmente não existe esta salada não estiver na mesa.

Já a"seliôdka pod chuboi", ou "arenque sob casaco de pele" (receita aqui), é um carnavalesco prato colorido em camadas de arenque, batatas, cenouras, beterrabas, cebolas e maioneses. É a beterraba que lhe dá a cor rosada.

Tangerinas

Reza a lenda que esta é uma tradição iniciada no reinado de Nikolai II. No entanto, foi interrompida por décadas devido à dificuldade que a União Soviética tinha em cultivar ou importar essa fruta. Ela foi retomada em torno da década de 1970 e continua sendo uma das principais iguarias da mesa do Ano Novo russo.

Champanhe e caviar

Nada era mais "proletário" no paraíso do trabalhador do que champanhe e caviar. Foi justamente no período soviético que estes dois produtos entraram para as tradições de Ano Novo, já que se tornaram difíceis de se conseguir. 

Até hoje, é ochampanhe do tipo Sovietskoie que abunda nas mesas russas, do Kamtchatka à Crimeia. Já o caviar costuma ser do vermelho e vem servido no pão com manteiga.

Meia-noite com Putin

Independentemente da filiação política, os russos ao redor do mundo têm por hábito se sintonizar para escutar os desejos de Feliz Ano Novo do presidente da Rússia. Assim que ele termina, a torre do relógio da Praça Vermelha começa a tocar as badaladas, fogo de artifício estouram no ar e se entra oficialmente em um novo ano.

Sair de casa SOMENTE APÓS a meia-noite para visitar amigos e passear pela cidade

Para os russos, o Ano Novo é uma festa familiar e as celebrações na noite de 31 de dezembro ocorrem com os parentes mais próximos, quando se fazem os tradicionais brindes de despedida ao ano que termina. Nessa noite, é costume ligar para os parentes que moram longe e é só depois da meia-noite que as pessoas começam a sair para festejar na rua.

Muitas casas noturnas só dão início ao seu programa principal à meia-noite e meia ou até mais tarde.

Fogo de artifício

Como me disse um amigo certa vez, Ano de Novo na Rússia não é Ano Novo se você não vir o equivalente ao orçamento de um pequeno país estourando no ar em fogos de artifício.

O primeiro Ano Novo que passei na Rússia, na cidade industrial de Toliatti, envolveu horas de comemorações em casa antes de eu ir junto com toda a família para a rua, depois da meia-noite, para ver toda a cidade praticamente declarando guerra na praça central. Os fogos eram tão intensos, fortes e brilhantes! Eles são parte inseparável de toda celebração de Ano Novo na Rússia.

A véspera de Ano Novo é apenas o começo

Talvez a melhor parte do Ano Novo russo seja mesmo o fato de sabermos que não temos que voltar ao trabalho no dia seguinte - nem no outro, nem no outro e assim sucessivamente por dez dias. São 10 dias consecutivos que os russos têm de mini-férias para se livrarem da ressaca - ou se manterem nela.

Quer saber mais sobre os russos? Descubra quais os produtos brasileiros de que os russos mais gostam aqui!

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies