Impulso extra para as promessas de Ano Novo

Presente iniciativa é parte de um programa mais amplo para incentivar os cidadãos a serem mais saudáveis Foto: TASS

Presente iniciativa é parte de um programa mais amplo para incentivar os cidadãos a serem mais saudáveis Foto: TASS

Saudável e em forma sem pagar nada? De acordo com o Ministério do Trabalho da Rússia, a partir de 2015, os trabalhadores poderão pedir a seus chefes para custearam programas voltados à saúde – dando um novo impulso para aquela famosa resolução de Ano Novo de entrar em forma.

Em entrevista ao jornal russo “Izvéstia”, o diretor do Departamento de Meio Ambiente e Segurança do Ministério do Trabalho, Valéri Korj, declarou que um artigo do Código do Trabalho russo obriga as empresas a gastarem 0,2% dos seus custos operacionais para melhorar as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores.

“Os funcionários podem sugerir a seus empregadores para gastarem esse dinheiro com programas voltados a saúde e boa forma”, disse Korj. Nos anos anteriores, o dinheiro era destinado apenas para melhorar a segurança no local de trabalho.

Korj acrescentou que há muitas opções para as empresas interessadas em ajudar os seus trabalhadores a ficar em forma, como acordos especiais com academias locais, programas de exercício no próprio escritório ou aluguel de instalações próximas à companhia para sessões de treinamento.

A sugestão não encontrou apoio entre muitos empregadores. “Temos nossos próprios programas de fitness corporativo com descontos. As pessoas sabem que o esporte ajuda a aliviar o estresse e desligar o cérebro, mesmo sem qualquer ordem do ministério”, diz Anna Amelkina, chefe da assessoria de imprensa no banco VTB24.

Andrêi Zaitsev, diretor da Naumen, que opera call centers na Rússia e no exterior, é ainda mais direto em suas críticas. “Eu sou a favor do esporte e espero que todo mundo seja, mas sou contra todas as medidas adicionais que recairão sobre os empregadores. A empresa paga salários, e cabe ao trabalhador decidir como quer gastá-lo”, disse Zaitsev, acrescentando que a obrigatoriedade de cobrir tais custos poderia forçar os empregadores a reduzir os ordenados.

De volta à URSS

A presente iniciativa é parte de um programa mais amplo para incentivar os cidadãos a serem mais saudáveis. Essa tendência começou com o renascimento do G.T.O. no início deste ano – um acrônimo em russo para “Pronto para Trabalho e Defesa”. Esse programa foi introduzido pelo governo soviético em 1931, para “melhorar a educação física e a prontidão para a mobilização do povo soviético, principalmente a geração mais jovem”.

O programa de educação física foi desenvolvido por organizações profissionais, educacionais e esportivas soviéticas, englobando pessoas entre 10 e 60 anos. Quem passava nos testes de aptidão do G.T.O. era premiado com medalhas e broches. O programa foi abolido em 1991, junto com o fim da União Soviética.

Em março passado, o presidente Vladímir Pútin assinou um decreto para retomar o programa, com algumas alterações, e agora está disponível para crianças a partir dos seis.

A técnica de natação Olga Hilal acredita que a União Soviética era um país melhor do que a Rússia em termos de condicionamento físico da população. “Na URSS, a saúde nacional tinha mais destaque: instalações esportivas gratuitas foram abertas para crianças, enquanto os adultos pagavam um preço baixo para frequentar aulas. Promovia-se a saúde em geral, e não só o fator estético.”

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies