Vkontakte é plataforma preferida entre os jovens moscovitas

Expansão de telefonia celular e do mercado de aparelhos móveis estaria favorecendo crescimento do número de acesso às paginas da Vkontakte Foto: Getty Images/Fotobank

Expansão de telefonia celular e do mercado de aparelhos móveis estaria favorecendo crescimento do número de acesso às paginas da Vkontakte Foto: Getty Images/Fotobank

Rede social russa recebe visitas diárias de 2,18 milhões de usuários únicos. Audiência da plataforma entre pessoas de 12 e 34 anos supera a de outros projetos virtuais e até de emissoras de televisão federais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela agência TNS Rússia, a quantidade diária de visitantes únicos das páginas de Vkontakte observada ao longo de um mês atingiu 2,18 milhões, contra 2,108 milhões dos projetos virtuais da empresa Yandex, 1,73 milhões do Google, e 1,38 milhões do grupo Mail.ru.

Paralelamente, a audiência de cinco emissoras de televisão federais se distribuiu da seguinte maneira: a Pervi Kanal foi assistida por 1,06 milhões de jovens por dial; a STS, por 1,06 milhões; a TNT, por 1,25 milhões; a Rossiya 1, por 820 mil; e NTV, por 740 mil.

“O resultado se deve à popularização dos dispositivos móveis”, sugere Dmítri Sergueev, primeiro vice-diretor da empresa Mail.ru Group, detentora de 100% das ações da rede social Vkontakte. “Estamos observando um crescimento significativo tanto da própria quantidade de usuários, quanto do tempo de permanência on-line.”

A expansão de telefonia celular e do mercado de aparelhos móveis estaria favorecendo, assim, o crescimento do número de acesso às paginas da Vkontakte, que “pode ser realizado simultaneamente com a visualização dos programas de televisão”. Dados do Mail.ru Group referentes ao primeiro semestre deste ano, estimam que o valor do Vkontakte superou os US$ 2,9 bilhões. Em 2011, o projeto era avaliado em US$ 1,5 bilhões. 

Na opinião de Dmítri Mednikov, vice-diretor geral da Empresa Estatal de Rádio e Televisão da Federação Russa, as emissoras de televisão ainda não registraram uma redução da audiência jovem. “Como a maioria dos usuários utilizam recursos da rede para assistir aos vídeos direta ou indiretamente ligados aos diversos programas de TV, as páginas virtuais e redes sociais podem ser consideradas apenas uma das maneiras de divulgação do produto das emissoras”, explica.

Segundo outra pesquisa da TNS Rússia, o número de usuários russos do Vkontakte atingiu 52,1 milhões, enquanto o seu concorrente no mercado nacional Odnoklassniki e a rede internacional Facebook registraram 41 e 23,8 milhões, respectivamente.

No entanto, um estudo do Centro Levado revelou que 46% dos internautas buscam na rede informações específicas e interação com as pessoas conhecidas, enquanto apenas 34% a utilizam para se atualizar sobre os recentes acontecimentos. “Isso significa que a maioria de cidadãos russos prefere receber as notícias mediante os jornais de televisão ou troca de informações com os amigos ou familiares”, lê-se no relatório publicado em meados de 2014.

 

Com material dos jornais Vedomosti e RBK

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies