O que buscam na Rússia os estudantes estrangeiros?

"Qualquer país deve ser responsável pela promoção de sua língua. Isso está  no âmbito dos interesses nacionais", diz Kaganov. Foto: Nikolai Koroliov/Gazeta Russa

"Qualquer país deve ser responsável pela promoção de sua língua. Isso está no âmbito dos interesses nacionais", diz Kaganov. Foto: Nikolai Koroliov/Gazeta Russa

Gazeta Russa conversou com vice-ministro da Educação sobre como anda a cooperação internacional na área de ensino do país.

Em entrevista à Gazeta Russa, Veniamin Kaganov, vice-ministro da Educação, falou sobre as universidades russas e em quais especialidades os estudantes estrangeiros devem prestar mais atenção.

Kaganov também abordou o motivos para aprender a língua russa e como as relações entre a Rússia e os países ocidentais influenciam na  área da educação. 

Gazeta Russa – O que motiva os estudantes internacionais a escolherem a Rússia como um lugar para estudar? 

Veniamin Kaganov – Há muitas razões. Mas talvez o fator mais importante seja que no exterior há muitos jovens que pensam com antecedência sobre  sua carreira e entendem quais profissões terão demanda amanhã. Nesse critério, o conhecimento da língua russa confere aos futuros profissionais uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Além disso, a língua russa confere ainda mais vantagens como uma língua de ciência e cultura.

Uma vez que a pessoa se graduou em nosso país, aprendeu o idioma, fez amigos, construiu sua carreira com base na competência, torna-se potencialmente um parceiro de nosso país. É possível que ela não vire nossa amiga, mas, pelo menos, entenderá o que é a Rússia e que tipo de pessoas vivem e trabalham aqui. 

Quais grandes universidades russas são mais ativas em atrair estudantes estrangeiros? 

Participam ativamente do programa de intercâmbio de estudantes o Instituto de Estudos sobre Países Asiáticos e Africanos da Universidade Estatal de Moscou, a Universidade de Relações Internacionais, a Universidade Estatal da Linguística, a Universidade da Amizade dos Povos, que coopera com estudantes internacionais em muitas áreas, a Universidade Estatal de São Petersburgo, a Universidade Estatal do Extremo Oriente (na área de biotecnologia e medicina), a Universidade Federal de Kazan (especialização em Engenharia), a Universidade Federal do Nordeste, a Universidade Estatal da Buriátia e outras. 

Eu acho que vale a pena estudar engenharia, matemática e medicina no nosso país. As especialidades de engenharia na Universidade de Moscou de Física e Tecnologia, a Universidade Bauman, a Universidade de Moscou de Energia, a Universidade de Minas de São Petersburgo, o Instituto de Moscou de Aço e Ligas, a Universidade Estatal de Novosibirsk, a Universidade Estatal de Moscou e a Universidade Estatal de São Petersburgo  estão nos primeiros lugares na classificação das universidades russas pela qualidade de educação.

A  Universidade Federal do Nordeste está ficando mais conhecida, sua localização é especialmente conveniente para os alunos da Ásia. Muitos estrangeiros estão estudando nas universidades de Tomsk, que são conhecidas como as melhores de engenharia e na área de inovação.

Quais programas de intercâmbio de estudantes são mais procurados hoje em dia? 

Os programas de “diplomas duplos” são muito populares. Eles permitem ao aluno estudar em duas universidades ao mesmo tempo, uma russa e outra de outro país. Assim, as  matérias obrigatórias são cursadas na Rússia e as opcionais o aluno pode estudar tanto na Rússia quanto no exterior. 

A situação atual entre a Rússia e os países ocidentais  afetou os programas internacionais de educação? 

De modo geral, esse processo não teve efeito algum na área da educação. Observo que apenas alguns colegas estrangeiros pediram para não divulgar informações sobre a nossa cooperação. Mas, em geral, todos entendem que em algum momento esse absurdo deve acabar e o trabalho continuará no ritmo habitual. 

Na sua opinião, quais são as características específicas do sistema de educação russo? Pode-se dizer que temos nossas próprias inovações no processo educacional?

Nós temos muitas técnicas exclusivas. Por exemplo, tudo o que se relaciona com o sistema de educação adicional, que tradicionalmente era desenvolvido desde o período da URSS.  A educação adicional propicia não só conhecimentos e habilidades, como também permite a realização e a escolha de um programa de desenvolvimento individual. É outro tipo de motivação e um nível diferente de autorrealização. 

Em geral, temos um bom nível de educação geral, portanto temos bons resultados  em testes internacionais sobre educação primária. Há um teste internacional, o PIRLS, que mostra o nível de conhecimentos adquiridos e sua  aplicação na prática. De acordo com este estudo, estamos entre os quatro líderes no ensino primário, junto de Hong Kong, Cingapura e Finlândia. 

Quanto às universidades, nós temos uma experiência positiva na formação de especialistas na área de ciências naturais –especialmente físicos, matemáticos e representantes das profissões de engenharia. Pode-se falar em uma boa qualidade de formação nas áreas artísticas e de estética. Tudo isso é bem recebido e altamente valorizado no mundo.

Quais resultados você espera de um programa de ensino de língua russa e de ensino de russo à distância. Será quemaispessoasvãofalar russo?  

Qualquer país deve ser responsável pela promoção de sua língua. Isso está  no âmbito dos interesses nacionais. Durante muito tempo, nós prestamos  indevidamente pouca atenção à promoção da língua russa e à educação à distância; eventos especiais  que dão a possibilidade  de receber novos conhecimentos  e motivam o aprendizado da língua russa foram pouco usados.

No dia 1º de setembro, lançamos um novo projeto. Um programa está sendo implementado com base no Instituto Pushkin de Língua Russa  envolvendo muitas organizações, inclusive quase todas as principais universidades do país.  Esperamos que as novas tecnologias e métodos de ensino que nós estamos desenvolvendo permitam  tanto aprender melhor a língua russa  quanto receber uma formação em russo à distância.

 

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