Google celebra Jogos Olímpicos de Sôtchi com referência gay

Desenho apresentava os principais eventos esportivos de Sôtchi-2014 Foto: Google.com

Desenho apresentava os principais eventos esportivos de Sôtchi-2014 Foto: Google.com

O site de busca Google celebrou a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sôtchi com um novo desenho que contém as cores do arco-íris do símbolo LGBT e um trecho da Carta Olímpica.

A imagem parecia ser uma resposta disfarçada à polêmica lei antigay recentemente aprovada pelo governo russo. O texto da lei, que proíbe a promoção de valores homossexuais entre os menores, atraiu críticas internacionais durante os preparativos dos Jogos Olímpicos.

O desenho apresentava os principais eventos esportivos de Sôtchi-2014, incluindo esqui, snowboard e curling, cada qual representado dentro de uma caixa colorida. A imagem também foi destaque no site russo do Google.

“A prática de esporte é um direito humano. Todo indivíduo deve ter a possibilidade de praticar esporte, sem discriminação de qualquer tipo e no espírito olímpico, que exige compreensão mútua com espírito de amizade, solidariedade e justice”, dizia um trecho da Carta Olímpica sob a figura.

Os ativistas dos direitos gays alegam que a lei aprovada na Rússia no ano passado levou a um aumento dos ataques contra membros da comunidade LGBT.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, usou um discurso aos funcionários do Comitê Olímpico Internacional, em Sôtchi, para pedir o fim dos ataques contra gays, bissexuais e transexuais. Ban não se referiu diretamente à Rússia, mas parecia fazer uma alusão à lei.

 

Publicado originalmente pelo The Moscow News

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies