10 razões para sorrir (ou não) na Rússia

De um modo geral, a cultura comunicativa russa tem como pontos fortes a sinceridade e abertura Foto: Shutterstock

De um modo geral, a cultura comunicativa russa tem como pontos fortes a sinceridade e abertura Foto: Shutterstock

Sorriso desempenha funções distintas do que se vê em outros países. Na opinião dos estrangeiros, os russos são sombrios, carrancudos e sorriem pouco. No entanto, a ausência de sorrisos não significa antipatia.

Não dá para negar que na Rússia há muita gente de cara fechada. Este é um dos traços nacionais mais marcantes do comportamento não verbal e da comunicação. Isso faz com que o sorriso assuma outros significados, além da expressão de alegria comum em outros lugares do mundo.

De um modo geral, a cultura comunicativa russa tem como pontos fortes a sinceridade e abertura. Durante séculos, a vida cotidiana dos russos foi preenchida por uma difícil luta pela sobrevivência, e a preocupação constante foi fixada no inconsciente coletivo, passando a fazer parte do comportamento habitual.

Saiba como identificar os sinais por trás de um sorriso russo e evite aborrecimentos desnecessários.

1. Sorriso contido

Na maior parte das vezes, os russos mexem os lábios, mostrando ligeiramente apenas os dentes superiores. Mostrar os dentes superiores e inferiores é considerado “vulgar” e recebe o apelido de sorriso “arreganhado” ou “de cavalo”.

2. Simpatia, só que não

Na comunicação entre os russos, o sorriso nem sempre é sinal de cortesia. Quando o sorriso é constante, é rotulado de hipocrisia ou disfarce.

3. Conhecidos somente

Ao se comunicarem, os russos não têm o hábito de sorrir para desconhecidos. Por isso, funcionários de lojas e postos de serviço não costumam sorrir para os clientes.

4. Sem reciprocidade

Os russos não costumam retribuir sorrisos avulsos. Mesmo que um conhecido se desfaça em sorrisos para um russo, pode ser que não seja correspondido. O sorriso, nesse caso, é encarado como um convite ao diálogo.

5. O outro lado da história

Apesar de tudo que foi dito anteriormente, o sorriso russo pode ser também uma demonstração de simpatia. Sorrindo para outra pessoa, os russos enviam uma mensagem: gosto de você. Daí o fato de sorrir só para conhecidos, já que ninguém nutre esse sentimento caloroso por qualquer pessoa.

6. Atenção acima de tudo

Raramente os russos sorriem em situações profissionais ou tratando de um assunto de responsabilidade. Os funcionários da alfândega, por exemplo, não sorriem por estarem ocupados com um trabalho importante. Os professores não também não costumam aceitar que os alunos sorriam durante as aulas. Uma das advertências mais frequentes nas escolas russas é: “Por quê está sorrindo? Preste atenção!”

7. Prova de sinceridade

O sorriso pode expressar boa disposição ou simpatia para com o interlocutor. Mas o mais importante é que o sorriso seja sincero. Sem isso, não há razões para sorrir.

8. Apenas quando necessário

Um sorriso sem justificativa pode suscitar preocupação e desejo de obter uma explicação.

9. Respeito à situação

O sorriso deve ser “conveniente”, do ponto de vista dos presentes, e adequado ao contexto. É falta de respeito sorrir em momento de tensão ou na presença de alguém afligido por problemas pessoais, de saúde etc.

10. Sorriso sem graça

Na mentalidade russa, o sorriso se assemelha ao riso, e ambos são considerados expressões emocionais idênticas. É frequente, na Rússia, o sorriso de alguém ter como resposta: “Não entendi a graça”.

Iossif Stérnin é chefe do departamento de Linguística Geral e Estilística da Universidade Estatal de Voronej.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies