Kremlin se coloca contra criação de zonas livre de aviação na Síria

A proposta foi apresentada pela chanceler alemã Angela Merkel.

A proposta foi apresentada pela chanceler alemã Angela Merkel.

AP
Porta-voz de Pútin diz que iniciativa na fronteira turco-síria atravancaria a luta contra o terrorismo. Proposta foi apresentada pela chanceler alemã Angela Merkel.

O porta-voz do presidente russo Vladímir Pútin, Dmítri Peskov, declarou nesta quinta-feira (18) que a criação de uma zona livre de aviação na fronteira turco-síria impediria a luta contra o terrorismo.

"Acontece que ocorrem ali muitas atividades direcionadas à luta contra as organizações terroristas, que se escondem naquela região (...) Por isso, dificilmente tais iniciativas permitiriam que obtivéssemos resultados na luta contra o terrorismo", disse Peskov.

A proposta foi apresentada pela chanceler alemã Angela Merkel. Segundo ela, os ataques aéreos efetuados pela Rússia e pelas forças de Bashar al-Assad "não correspondem com a resolução da ONU de dezembro e, dessa maneira, com os esforços para a diminuição do nível de agressão".

Ela disse ainda que um bom sinal de mudança seria "se fosse assinado acordo entre Assad e os aliados e a coalizão contra o EI" que criasse "algo como uma zona livre de voos, onde não houvessem bombardeios, onde a população civil não ficasse submetida a pressões e assassinatos" no território entre Aleppo e a fronteira da Turquia.

Os Estados Unidos tampouco aprovaram a ideia. O porta-voz do Exército norte-americano coronel Steve Warren disse que o momento não é bom para a realização de tal projeto, que demandaria grandes investimentos, tanto com o emprego de pessoal, como de equipamento.

Com material da agência Tass.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies