Campanha na Síria tem consequências positivas e negativas à economia russa

Caça Su-24 em missão no país árabe: demonstração de equipamento bélico na prática poderia levar a assinatura de novos contratos à indústria militar russa.

Caça Su-24 em missão no país árabe: demonstração de equipamento bélico na prática poderia levar a assinatura de novos contratos à indústria militar russa.

Dmitriy Vinogradov/RIA Novosti
Operação contra EI já se estende há três meses e influi no orçamento.

Desde 30 de setembro, Moscou já realizou mais de 4.200 missões contra o EI (Estado Islâmico) na Síria, destruindo 2.000 alvos com o uso de cerca de 50 aeronaves militares.

Os gastos envolvidos na campanha, porém, são incertos.

 “O governo russo não divulga os custos da operação, e todas as tentativas de se criar um cálculo aproximado levam a resultados contraditórios", diz o diretor do Centro de Análise e Estudos Estratégicos da Rússia, Evguêni Gnilomiodov.

Segundo o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, o Ministério da Defesa não recebeu para a campanha qualquer verba extra que não estivesse inclusa no orçamento estatal.

Na receita programada para 2016, porém, a Defesa contará com um aumento, chegando aos 3 trilhões de rublos (quase US$ 42,6 bilhões, ou seja, 4% do PIB russo).

De acordo com a "Independent Military Review", publicação especializada em assuntos militares, cerca de US$ 2 bilhões serão destinados a "operações de defesa e segurança nacional".
 
Alvo de crítica

Mesmo com os gastos visíveis, apesar de incertos, aplicados à operação militar, são as perdas não diretamente relacionadas ao conflito que afligem o país, como o estremecimento da cooperação bilateral com a Turquia após a derrubada, por essa, de um caça russo em sua fronteira.

“Para os investidores, os preços do petróleo são mais importantes que as atividades militares fora do território russo”, diz o economista Serguêi Khestanov.

Assim, segundo ele, as multinacionais no país não sentem os efeitos diretos da operação na Síria.

Gnilomiodov concorda, e acrescenta que a participação das Forças Aeroespaciais russas no conflito sírio não levou a uma fuga de capital ou retirada de ativos da Rússia.

“Mas determinados eventos podem afetar temporariamente os preços do petróleo e das ações de empresas russas, assim como a estabilidade do rublo em relação a moedas estrangeiras”, afirma.

Consequências para indústria militar

Para analistas de mercado, as incursões deram à indústria militar russa a chance de mostrar seus produtos no mercado mundial e em batalha. 

“A demonstração, em combate real, dos equipamentos bélicos russos na Síria podem até levar à assinatura de novos contratos por compradores estrangeiros”, diz Gnilomiodov. 

Além disso, a indústria bélica nacional colheria os frutos da campanha após seu encerramento.

"Então, as empreiteiras russas poderão participar de projetos para reconstruir a infraestrutura destruída na Síria", diz. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies