Reflexos de visita relâmpago de Assad serão sentidos em Viena

Líder sírio encontrou-se três vezes com Pútin na terça-feira (20).

Líder sírio encontrou-se três vezes com Pútin na terça-feira (20).

AP
Operação militar na Síria é acompanhada por ações diplomáticas inesperadas em Moscou, e resultados deverão ser sentidos na reunião entre chanceleres de EUA, Rússia, Turquia e Arábia Saudita na sexta-feira (23).

Na quarta-feira (21), a assessoria do Kremlin e da administração de Bashar al Assad revelaram mais detalhes sobre a visita surpresa do presidente sírio à capital russa realizada no dia anterior.

De acordo com a agenda de Bashar, ele encontrou-se três vezes com o presidente russo Vladímir Pútin - só os dois a portas fechadas, com mais participantes e no formado de jantar de negócios.

"O povo sírio resiste quase sozinho, luta contra o terrorismo internacional já há alguns anos, sofre grandes perdas, mas nos últimos tempos alcança resultados bem positivos nessa guerra", disse Pútin em encontro com Assad.

Pútin ressaltou ainda a prontidão russa em "fazer a contribuição possível ao processo político" na Síria e esclareceu que se deve tratar de uma "resolução de longo prazo".

Na Europa, evitaram-se comentar os acordo no Kremlin. "A Rússia deve desenvolver perspectivas que permitam manter o Estado sírio", disse o chefe das Relações Exteriores da Alemnaha, Frank-Walter Steinmeier.

Já a reação de Washington à visita do líder sírio a Moscou foi negativa. "A Rússia não devia estender o tapete vermelho diante de Assad, que usou armas químicas contra o próprio povo", anunciaram na Casa Branca.

Reação semelhante despertou o encontro na Turquia. "Seria melhor que Assad tivesse ficado mais tempo em Moscou, para que o povo sírio pudesse tirar umas férias dele", disse o premiê turco Ahmet Davutoglu.

Sinal político

 O encontro no Kremlin, assim como suas condições, foram recebidos por especialistas como um sinal do início de uma ofensiva diplomática de Moscou.  

"A visita do presidente sírio tem dois elementos: um de imagem, outro político. Na imagem, a visita tentou relembrar que Bashar al Assad é o presidente eleito da Síria, que de modo algum está isolado", diz o pesquisador do Centro de Estudos Políticos da Rússia, Dmítri Polikanov.

"O sinal político, é a lembrança de que sem a Rússia e Bashar al Assad, a resolução síria não acontecerá", completa.

Além disso, segundo o ex-vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Andrêi Fedorov, a visita também é um gesto voltado ao Irã. "O país recentemente receava que a Rússia em algum momento entregasse Assad nas negociações com o Ocidente", diz.

De acordo com Fedorov, as condições da visita também têm significado importante. "A visita pode não ter sido divulgada previamente, mas tampouco foi escondida, apesar de que poderíamos tê-lo feito. Sentando-se de forma incomum com Bashar no Kremlin, Moscou coloca, definitivamente, suas cartas na mesa", arremata Fedorov.

Encontro em Viena

O encontro em Viena entre chefes de diplomacias da Rússia, EUA, Arábia Saudita e Turquia na próxima sexta-feira (23) mostrará os resultados para o Kremlin de seus passos.

A reunião foi proposta pelos norte-americanos e as negociações devem girar em torno do aprofundamento de acordos testados no Catar, quando se reuniram o chefe da chacelaria russa Serguêi Lavrov, o secretário de Estado norte-americano John Kerry e o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir.

Nas negociações em Doha, Lavrov falou pela primeira vez com maiores detalhes sobre o plano de Pútin quanto aos extremistas islâmicos, de se criar uma ampla coalizão com participação dos exércitos sírio e iraniano, curdos e outros países da região. O plano, porém, foi rejeitado pela coalizão liderada pelos EUA, e a Rússia passou a agir em coordenação apenas com a Síria.

De acordo com o jornal russo Kommersant, Moscou propôs, no âmbito dos acordos em Viena, atrair outros países, sobretudo o Irã, à mesa de negociações. Mas os EUA teriam rejeitado também essa proposta.

Com material do jornal Komersant

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies