Moscou critica avanço da Otan e promete resposta ‘tranquila’

Stoltenberg presidiu encontro que definiu avanço da Otan nos Países Bálticos e na Polônia

Stoltenberg presidiu encontro que definiu avanço da Otan nos Países Bálticos e na Polônia

Reuters
Reunidos em Bruxelas, na semana passada, ministros da Defesa da Otan discutiram expansão da aliança militar ocidental em países no Leste Europeu. A campanha militar russa na Síria também esteve na pauta das discussões.

Em discurso na abertura da cúpula de ministros da Defesa da Otan, na quinta-feira passada (8), o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, saudou a decisão do Reino Unido de enviar soldados pelo sistema rotativo para os Países Bálticos e Polônia. O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon, informou que serão posicionados 100 soldados na região.

Stoltenberg anunciou também a decisão de criar mais dois centros de comando na região, um na Eslováquia e outro na Hungria, além dos seis já existentes.

No encontro, a Otan aprovou um plano para estabelecer uma força de reação rápida, que pressupõe o aumento do contingente para 40.000 soldados. O secretário-geral justificou a necessidade de fortalecer as posições da aliança diante da crise na Ucrânia e da operação russa na Síria.

O reforço das operações em regiões próximas à fronteira russa foi criticado pelo assessor de imprensa do Kremlin, Dmítri Peskov, para quem o reforço se baseia em “pretextos inventados de uma ameaça fictícia, supostamente vinda da Rússia”.

As medidas tomadas pela aliança militar ocidental “levarão a respostas no mesmo nível”, acrescentou Peskov.

Com discurso mais enfático, o líder do Comitê para Assuntos Internacionais da Duma (câmara dos deputados na Rússia), Aleksêi Puchkov, disse que a “decisão da Otan de defender os Estados Bálticos contra ameaças por parte da Rússia é um teatro do absurdo".

A reação de Moscou será, porém, “tranquila e concreta, enquadrada nos limites da doutrina militar atual”, garantiu o vice-presidente do Comitê de Defesa do Senado russo, Frantz Klintsevitch. A resposta mais provável da Rússia será o aumento da concentração de forças nas fronteiras ocidentais do país.

Duelo de palavras

A campanha russa na Síria também foi tema de discussão em Bruxelas. Stoltenberg voltou a criticar Moscou, alegando que os principais ataques não estão sendo feitos ao Estado Islâmico, mas a “outros grupos de oposição”.

As ações de Moscou “terão consequências para a própria Rússia, que tem razão para temer ataques”, disse o chefe do Pentágono, Ashton Carter, em discurso no encontro. “Nos próximos dias, a Rússia irá começar a perder homens na Síria”, continuou Carter.

“Em suas avaliações sobre as mais variadas operações militares dos Estados Unidos por todo o mundo, os representantes do Ministério da Defesa russo nunca desceram ao nível de expressar publicamente expectativas sobre a morte de soldados norte-americanos, e muito menos da população civil dos EUA”, rebateu o porta-voz da pasta Igor Konachenkov.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies