Como preparar um antepasto vegetariano russo que vai surpreender até a sogra

Vassilíssa Malinka
Para quem já experimentou as nossas receitas de pepinos, tomate e repolho em conserva, está na hora de provar esse delicioso prato de berinjela que pode ser tanto consumido na hora como armazenado para o inverno.

Piadas sobre sogras são tão antigas quanto a civilização e, provavelmente, existem em todos os países. A Rússia também tem algumas delas. De fato, temos duas palavras diferentes: uma para a sogra da esposa (“techa”) e outra para a sogra do marido (“svekrov”). Normalmente, porém, todas essas piadas são sempre sobre a “techa” (mãe da mulher).

Uma dessas piadas até se materializou e se tornou um prato, chamado “língua da sogra” (que nada tem a ver com o docinho no Brasil). Na realidade, não se trata de apenas um prato, mas de toda uma categoria de pratos.

Estamos falando de um aperitivo picante que pode ser preparado com vários vegetais, como berinjela, abobrinha e até pepino. O nome vem do sabor bem picante. As sogras têm língua afiada ou, como dizemos em russo, picante.

Além disso, conforme a tradição, os vegetais devem ser cortados de modo que lembrem uma língua.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para ganhar sua sogra russa

A versão mais popular, ou tradicional, deste prato é feita com berinjela. É comum não apenas por sua versatilidade (lembre-se de que você pode usar berinjela, abobrinha, ou outros vegetais, ou até misturá-los), mas também é simples e rápida de fazer. É um ótimo aperitivo vegetariano para uma mesa festiva e, locais mais frios, também pode ser armazenado durante e para o inverno, preservando os sabores do verão.

Ingredientes

4 berinjelas

2 pimentões vermelhos

4 tomates

2 colheres de sopa de extrato de tomate

1 pimenta dedo-de-moça fresca ou seca

5 dentes de alho

1 colher de sopa de vinagre

Óleo

Sal a gosto

Modo de preparo

Lave as berinjelas e tire as hastes. Corte-as longitudinalmente em fatias com cerca de ½ cm de espessura. Espalhe-os sobre a superfície e salgue de ambos os lados. 

Em cerca de 15 minutos, as berinjelas começarão a ‘liberar’ água; seque com um papel toalha. Isso fará com que as berinjelas não fiquem amargosas.

Lave o pimentão vermelho, tire as hastes e sementes, e pique bem.

Corte os tomates em quatro e remova as sementes. Em seguida, volte a cortar os tomates em pedacinhos bem pequenos.

Descasque os dentes de alho e rale-os. Corte a pimenta em pedaços pequenos.

Leve ao fogo uma panela de tamanho médio com óleo e adicione o pimentão. Refogue até ficar macio, e não mais crocante. Em seguida, adicione o alho ralado e refogue. Adicione o tomate picado e o extrato de tomate. Cozinhe em fogo médio por 5 a 10 minutos. Acrescente o vinagre, a pimenta e sal a gosto.

É hora de preparar a berinjela: em uma frigideira com óleo quente, frite cuidadosamente as fatias de berinjela até dourar dos dois lados. 

Coloque as fatias fritas em uma superfície forrada com papel toalha para absorver o excesso de óleo.

Quando as berinjelas estiverem prontas, pegue uma jarra ou uma tigela funda. Comece colocando uma fatia de berinjela no fundo e cobrindo-a com a mistura de pimentão, pimenta e tomate.

Continue o processo intercalando as camadas, e pressionando os legumes levemente com uma colher. 

Quando os legumes acabarem, espere o aperitivo esfriar e saboreie-o na hora. Você também pode colocá-lo em uma jarra e armazenar para depois.

Priátnogo appetita!

LEIA TAMBÉM: 6 perguntas sobre vegetarianismo na Rússia

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies