Chefe do Estado-Maior russo e da OTAN conversam pela primeira vez em 3 anos

Iniciativa partiu da própria Otan, que suspendeu unilateralmente contatos em 2014.

Iniciativa partiu da própria Otan, que suspendeu unilateralmente contatos em 2014.

EPA / Vostock-photo
Por telefone, partes discutiram problemas de segurança e perspectivas de interação.

Nesta sexta-feira (3), o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valéri Guerássimov, e o presidente do Comitê Militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), general Petr Pavel, conversaram pela primeira vez após decisão unilateral da aliança de suspender relações com a Rússia em abril de 2014.

A conversa, realizada por telefone, foi organizada pela Otan, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia.

As partes discutiram problemas de segurança, perspectivas de recuperação da interação na esfera militar, prevenção de incidentes e a participação dos representantes da Aliança em eventos internacionais organizados pelo Ministério da Defesa da Rússia.

"O chefe do Estado-Maior russo expressou preocupação com o aumento significativo da atividade militar da aliança próximo a fronteiras russas”, disse o porta-voz pasta.

Guerássimov também informou ao representante da Otan sobre os principais eventos e exercícios militares das Forças Armadas russas em 2017.

"As partes confirmaram a necessidade de continuar as negociações para reduzir a tensão e estabilizar a situação na Europa. O general Gerássimov e o general Pavel concordaram em continuar esses contatos", completou o porta-voz russo.

Com a agência TASS  e o portal RG.ru

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies