Moscou não responderá a novas ameaças da Otan

Presença de soldados da Otan na fronteira russa não viola "Ato Rússia-Otan" de 1997.

Presença de soldados da Otan na fronteira russa não viola "Ato Rússia-Otan" de 1997.

Reuters
Para especialistas, tropas na fronteira russa não trarão reação de Moscou.

Na quarta-feira (15), os ministros da Defesa dos países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia) assinaram um acordo que permite que as tropas da Otan sigam até a fronteira russa em menos de 24 horas.

Sobre o novo acordo, o novo diretor do Pentágono, James Mattis, declarou que é necessário estabelecer relações com a Rússia “a partir de uma posição de poder”.

O ministro da Defesa da Rússia, Serguêi Choigu,  manifestou dúvidas sobre o sucesso desse tipo de diálogo com o país e pediu explicações.

Sem contrapartida, dizem analistas

A presença de quatro mil soldados da Otan na fronteira russa, bem como o acordo sobre a livre circulação de tropas da Otan não podem ser consideradas medidas extraordinárias, segundo analistas militares, uma vez que, formalmente ,a Aliança Atlântica não viola o “Ato Rússia-Otan”, assinado em 1997.

Soldados norte-americanos se postam próximos a tanques que serão usados pela Otan na Letônia / ReutersSoldados norte-americanos se postam próximos a tanques que serão usados pela Otan na Letônia / Reuters

Segundo o ato, a Aliança se compromete a não implementar um "contingente militar significativo" próximo ao território russo.

O documento assinado pelos ministros da Defesa dos países bálticos é de caráter técnico, de acordo com o vice-diretor do Instituto dos Países da CEI, Vladímir Evseev,e não levará a mudanças radicais nas fronteiras.

“Por essa razão, a Rússia não responderá de maneira agressiva, para não intensificar o confronto com a Otan”, disse Evseev.

"Temos que continuar a modernizar paulatinamente as Forças Armadas da Rússia e procurar novas maneiras da encontrar entendimento mútuo", afirma o diretor do Instituto dos EUA e Canadá da Academia da Ciências da Rússia, Valéri Garbuzov.

"[O chefe do Pentágono James] Mattis representa uma geração de militares sérios e sabe que a implantação de quatro batalhões nos países bálticos não desempenhará qualquer papel no caso de um grande conflito militar com a Rússia. Tudo isso é apenas política ", diz o editor-chefe da revista Russia in Global Affairs, Fiódor Lukianov.

Segundo ele, a política de desenvolvimento das relações com a Rússia a partir de uma posição de força pode levar à modernização do potencial nuclear dos Estados Unidos.

"Estamos testemunhando o modelo clássico de um governo republicano: demonstração e prontidão de uso da força”, completa.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?  
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies