Em visita de ministra venezuelana, Kremlin destaca “relações em alta”

Ministra venezuelana Delcy Rodríguez (esq.) reuniu-se com Lavrov em Moscou para rever acordos de cooperação

Ministra venezuelana Delcy Rodríguez (esq.) reuniu-se com Lavrov em Moscou para rever acordos de cooperação

Ministério dos Negócios Estrangeiros russo
Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguêi Lavrov destacou a solidariedade russa com os esforços do governo venezuelano para resolver a crise política.

As relações entre Rússia e Venezuela estão em alta, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguêi Lavrov, durante o encontro com sua homóloga venezuelana, Delcy Rodríguez, em Moscou.

"Nossas relações estão em alta. Os presidentes dos nossos países mantêm contatos regulares e a comissão de alto nível que aborda todo o âmbito da cooperação econômica, comercial e de investimentos está funcionando", disse o chefe da pasta russa.

O chanceler russo também destacou a estreita cooperação entre Moscou e Caracas no âmbito da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). "Todo esse trabalho também é combinado com a ação da Opep e dos países não membros da Opep, e com a iniciativa do presidente [Nicolás] Maduro para coordenar os nossos esforços para estabilizar o mercado de petróleo."

Lavrov acrescentou que os dois países também estão desenvolvendo relações na esfera educacional. De acordo com ele, em 2017, a Rússia concederá 30 bolsas adicionais para estudantes da Venezuela, dentro do programa da maior petrolífera estatal russa Rosneft, para a formação de especialistas na indústria de petróleo e gás.

O chanceler russo disse ainda que a Rússia continua a expressar solidariedade com os esforços do governo venezuelano para resolver a crise política na esfera constitucional por meio do diálogo entre todas as forças políticas.

"Confirmamos a solidariedade com o povo amigo desse país, o nosso forte apoio ao governo para prevenir a desestabilização da situação e o desejo de estabelecer um diálogo nacional no âmbito estrito da Constituição e da legislação da Venezuela para superar as discrepâncias na sociedade", declarou.

A ministra venezuelana, Delcy Rodríguez, respondeu que a Rússia "desempenha um papel muito importante" na resolução dos "sérios desafios" da comunidade internacional.

"A Rússia é um ator global que apoia a estabilidade e a ordem em todo o mundo. Isso nos permite manter uma cooperação muito estreita a nível multilateral", disse Rodríguez.

A chanceler venezuelana ressaltou também que os países têm em comum uma política externa de respeito, não interferência e promoção da paz.

Rodríguez convidou Lavrov para uma visita a Caracas em 2017.

Com as agências de notícias

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies